Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7767
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1552
    "inscrito_id" => 3536
    "titulo" => "PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS"
    "resumo" => "Diante da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID para o processo formativo. Objetivamos relatar neste artigo duas vertentes que consiste nas experiências e expectativas de alunos ingressos na 1ª edição e alunos ingressos na nova edição, bem como as contribuições do programa no que concerne ao processo de formação inicial docente. Este artigo tem caráter qualitativo com a elaboração de um questionário semiestruturado realizado com uma aluna bolsista veterana e uma novata do PIBID do Subprojeto: Alfabetização, Letramento e Numeramento nos Cotidianos Escolares: Espaços de Formação Inicial e Continuada do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão – UERN – Assú/RN, bem como embasamento em fontes utilizadas para a obtenção de dados para agregarmos ao nosso estudo, onde focalizamos questões conceituais de formação docente nas perspectivas de Barbosa (2004), Freire (2013), Brabo (2012) e Veiga (2003). Ressaltamos através dos resultados apresentados após a análise de dados, as significativas contribuições que o Programa por meio do subprojeto proporciona aos alunos bolsistas veteranos e novatos dentro da perspectiva de fundamentação e de ação na prática que o projeto propicia aos bolsistas, possibilitando uma prática pedagógica mais concreta mediante aprofundamento nas teorias nos encontros formativos que embasam o subprojeto e, sobretudo, o contato mais amplo com a prática no ambiente de sala de aula contribuindo para experiências enriquecedoras e expectativas importantes que possibilitaram reflexões acerca do processo de formação docente e faz com que o bolsista adquira novos olhares acerca do ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_00_16_59_idinscrito_3536_c65001fc374e6fd02a7a21663f826de6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEILDO"
    "autor_email" => "jesusmaster09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7767
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1552
    "inscrito_id" => 3536
    "titulo" => "PIBID E FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS"
    "resumo" => "Diante da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID para o processo formativo. Objetivamos relatar neste artigo duas vertentes que consiste nas experiências e expectativas de alunos ingressos na 1ª edição e alunos ingressos na nova edição, bem como as contribuições do programa no que concerne ao processo de formação inicial docente. Este artigo tem caráter qualitativo com a elaboração de um questionário semiestruturado realizado com uma aluna bolsista veterana e uma novata do PIBID do Subprojeto: Alfabetização, Letramento e Numeramento nos Cotidianos Escolares: Espaços de Formação Inicial e Continuada do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão – UERN – Assú/RN, bem como embasamento em fontes utilizadas para a obtenção de dados para agregarmos ao nosso estudo, onde focalizamos questões conceituais de formação docente nas perspectivas de Barbosa (2004), Freire (2013), Brabo (2012) e Veiga (2003). Ressaltamos através dos resultados apresentados após a análise de dados, as significativas contribuições que o Programa por meio do subprojeto proporciona aos alunos bolsistas veteranos e novatos dentro da perspectiva de fundamentação e de ação na prática que o projeto propicia aos bolsistas, possibilitando uma prática pedagógica mais concreta mediante aprofundamento nas teorias nos encontros formativos que embasam o subprojeto e, sobretudo, o contato mais amplo com a prática no ambiente de sala de aula contribuindo para experiências enriquecedoras e expectativas importantes que possibilitaram reflexões acerca do processo de formação docente e faz com que o bolsista adquira novos olhares acerca do ser professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_14_08_2014_00_16_59_idinscrito_3536_c65001fc374e6fd02a7a21663f826de6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEILDO SILVESTRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSEILDO"
    "autor_email" => "jesusmaster09@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Diante da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID para o processo formativo. Objetivamos relatar neste artigo duas vertentes que consiste nas experiências e expectativas de alunos ingressos na 1ª edição e alunos ingressos na nova edição, bem como as contribuições do programa no que concerne ao processo de formação inicial docente. Este artigo tem caráter qualitativo com a elaboração de um questionário semiestruturado realizado com uma aluna bolsista veterana e uma novata do PIBID do Subprojeto: Alfabetização, Letramento e Numeramento nos Cotidianos Escolares: Espaços de Formação Inicial e Continuada do Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão – UERN – Assú/RN, bem como embasamento em fontes utilizadas para a obtenção de dados para agregarmos ao nosso estudo, onde focalizamos questões conceituais de formação docente nas perspectivas de Barbosa (2004), Freire (2013), Brabo (2012) e Veiga (2003). Ressaltamos através dos resultados apresentados após a análise de dados, as significativas contribuições que o Programa por meio do subprojeto proporciona aos alunos bolsistas veteranos e novatos dentro da perspectiva de fundamentação e de ação na prática que o projeto propicia aos bolsistas, possibilitando uma prática pedagógica mais concreta mediante aprofundamento nas teorias nos encontros formativos que embasam o subprojeto e, sobretudo, o contato mais amplo com a prática no ambiente de sala de aula contribuindo para experiências enriquecedoras e expectativas importantes que possibilitaram reflexões acerca do processo de formação docente e faz com que o bolsista adquira novos olhares acerca do ser professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.