ANÁLISE DOS FATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EVASÃO DA EJA NA ESCOLA SÃO JOSÉ DE LIMOEIRO-PERNAMBUCO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6899 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 585 "inscrito_id" => 32369 "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EVASÃO DA EJA NA ESCOLA SÃO JOSÉ DE LIMOEIRO-PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente estudo faz uma abordagem histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentando como objetivo geral determinar fatores econômicos e sociais que incidiram na evasão de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola São José de Limoeiro no Estado de Pernambuco. Para tanto, estabeleceu-se objetivos como: Identificar a porcentagem de abandono escolar na modalidade de Jovens e Adultos da Escola; identificar os fatores que contribuiram na evasão da EJA; articular ações com os órgãos competentes para combater a evasão. A investigação se baseou no modelo não experimental, transversal e descritivo com enfoque qualitativo e quantitativo. Aplicou-se um questionário a uma população de 60 alunos da escola do ensino Fundamental da modalidade EJA que se evadiram e retornaram aos estudos na referida escola. Os resultados mostraram que os alunos haviam interrompido os estudos para trabalhar, por falta de interesse, problemas familiares, matrimônio e retornaram aos estudos por causa da demanda do mercado de trabalho, por vontade de concluir os estudos e por progressão na profissão. Estes alunos apresentaram maior dificuldade para aprender as disciplinas de matemática, inglês e português. De acordo com os gráficos e tabelas analisados, as turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries apresentaram um alto índice de evasão nos anos de 2009 a 2011. A pesquisa consta de uma análise comparativa dos investimentos financeiros das esferas governamentais dos alunos matriculados e evadidos da EJA nos anos de 2009 a 2011, assim como a identificação do valor aluno ano como despesa para o Estado. Para reverter o quadro de analfabetismo e evasão na EJA, os governos federal, estadual e municipal criaram Programas voltados para erradicar o analfabetismo e diminuir o número de alunos evadidos na educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que é possível com a participação responsável e consciente da escola e dos órgãos públicos competentes implementar ações que ajudem na erradicação do analfabetismo e na diminuição da evasão escolar da EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EVASÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PROGRAMAS DE GOVERNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_18_57_14_idinscrito_32369_6d8cb2f3347f2b8565ea761de58933a2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA MELO" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6899 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 585 "inscrito_id" => 32369 "titulo" => "ANÁLISE DOS FATORES ECONÔMICOS E SOCIAIS DA EVASÃO DA EJA NA ESCOLA SÃO JOSÉ DE LIMOEIRO-PERNAMBUCO" "resumo" => "O presente estudo faz uma abordagem histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentando como objetivo geral determinar fatores econômicos e sociais que incidiram na evasão de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola São José de Limoeiro no Estado de Pernambuco. Para tanto, estabeleceu-se objetivos como: Identificar a porcentagem de abandono escolar na modalidade de Jovens e Adultos da Escola; identificar os fatores que contribuiram na evasão da EJA; articular ações com os órgãos competentes para combater a evasão. A investigação se baseou no modelo não experimental, transversal e descritivo com enfoque qualitativo e quantitativo. Aplicou-se um questionário a uma população de 60 alunos da escola do ensino Fundamental da modalidade EJA que se evadiram e retornaram aos estudos na referida escola. Os resultados mostraram que os alunos haviam interrompido os estudos para trabalhar, por falta de interesse, problemas familiares, matrimônio e retornaram aos estudos por causa da demanda do mercado de trabalho, por vontade de concluir os estudos e por progressão na profissão. Estes alunos apresentaram maior dificuldade para aprender as disciplinas de matemática, inglês e português. De acordo com os gráficos e tabelas analisados, as turmas de 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries apresentaram um alto índice de evasão nos anos de 2009 a 2011. A pesquisa consta de uma análise comparativa dos investimentos financeiros das esferas governamentais dos alunos matriculados e evadidos da EJA nos anos de 2009 a 2011, assim como a identificação do valor aluno ano como despesa para o Estado. Para reverter o quadro de analfabetismo e evasão na EJA, os governos federal, estadual e municipal criaram Programas voltados para erradicar o analfabetismo e diminuir o número de alunos evadidos na educação de Jovens e Adultos. Conclui-se que é possível com a participação responsável e consciente da escola e dos órgãos públicos competentes implementar ações que ajudem na erradicação do analfabetismo e na diminuição da evasão escolar da EJA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS" "palavra_chave" => "EVASÃO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PROGRAMAS DE GOVERNO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_18_57_14_idinscrito_32369_6d8cb2f3347f2b8565ea761de58933a2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ZÉLIA MELO" "autor_email" => "zeliammelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }