O PROJETO MOSTRA DE LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UVA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7670 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 4722 "titulo" => "O PROJETO MOSTRA DE LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UVA" "resumo" => "Introdução: O processo inicial da formação escolar sempre despertou a curiosidade dos pesquisadores porque dele depende muito da continuidade dos estudos, fundamental ao desenvolvimento das sociedades no mundo dominado pela ciência e a tecnologia. Um dos elementos responsáveis pela garantia do sucesso esperado no referido processo é o professor, por isso ele precisa ser muito bem formado. Esse estudo fala sobre uma das estratégias desenvolvidas no Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA para subsidiar a formação inicial do professor da Educação Básica. Objetivos: Identificar como o Projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da UVA subsidia a formação do professor, traçar o perfil teórico desse Projeto e verificar possibilidade de relação entre ele, Projeto, e as diretrizes nacionais para a formação do professor. Materiais e Método: Estudo em andamento baseado em pesquisa teórica, correspondente à revisão de bibliografia. Observa um projeto utilizado como estratégia para subsidiar a formação inicial de professor. Esse objeto é analisado a partir de dois parâmetros: um de natureza acadêmica, outro, de natureza legal. A partir daí, ora se traça um perfil preliminar do projeto considerando-se sua possível relevância na formação inicial do professor de Língua Portuguesa. Resultados e Discussão: O projeto em estudo vem se desenvolvendo semestralmente no Curso de Letras UVA desde 2009, restrito a uma das disciplinas da matriz curricular. Prioritariamente busca estabelecer a relação teoria-prática no trabalho dos conteúdos específicos por meio da metodologia. Essa intenção vai ao encontro do pensamento de autores como Mello (1999) e Pimenta (2006), que veem a relação teoria-prática como necessária, especialmente na formação inicial doprofessor. A metodologia prevista no projeto em estudo apresenta algumas novidades, das quais o desenvolvimento de estudos em grupos de trabalho (GT). A estes é previsto o desempenho dinâmico de funções específicas, todas diretamente relacionadas com o exercício da leitura e da docência: planejar a mediação de conteúdos disciplinares, selecionar ou construir material didático, aplicar e avaliar o uso desses recursos na mediação dos conteúdos específicos da matriz curricular etc. No final de cada semestre letivo, os conhecimentos adquiridos, as habilidades docentes exercitadas e os recursos didáticos construídos são apresentados em um evento de culminância, aberto ao público interno e externo. Considerações Finais: A partir do estudo realizado, percebe-se um esforço do Projeto em estudo subsidiar a formação do professor, inclusive na dimensão pedagógica. Percebe-se ser necessário desenvolver-se pesquisas mais amplas para se obter resultados mais consistentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ACADÊMICA, LEITURA, MOSTRA DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_24_58_idinscrito_4722_713ba66b89b304d2ea535fd6c5554816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILANE LOURENÇO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCILANE" "autor_email" => "marcisouza7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7670 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 588 "inscrito_id" => 4722 "titulo" => "O PROJETO MOSTRA DE LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UVA" "resumo" => "Introdução: O processo inicial da formação escolar sempre despertou a curiosidade dos pesquisadores porque dele depende muito da continuidade dos estudos, fundamental ao desenvolvimento das sociedades no mundo dominado pela ciência e a tecnologia. Um dos elementos responsáveis pela garantia do sucesso esperado no referido processo é o professor, por isso ele precisa ser muito bem formado. Esse estudo fala sobre uma das estratégias desenvolvidas no Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA para subsidiar a formação inicial do professor da Educação Básica. Objetivos: Identificar como o Projeto Mostra de Literatura do Curso de Letras da UVA subsidia a formação do professor, traçar o perfil teórico desse Projeto e verificar possibilidade de relação entre ele, Projeto, e as diretrizes nacionais para a formação do professor. Materiais e Método: Estudo em andamento baseado em pesquisa teórica, correspondente à revisão de bibliografia. Observa um projeto utilizado como estratégia para subsidiar a formação inicial de professor. Esse objeto é analisado a partir de dois parâmetros: um de natureza acadêmica, outro, de natureza legal. A partir daí, ora se traça um perfil preliminar do projeto considerando-se sua possível relevância na formação inicial do professor de Língua Portuguesa. Resultados e Discussão: O projeto em estudo vem se desenvolvendo semestralmente no Curso de Letras UVA desde 2009, restrito a uma das disciplinas da matriz curricular. Prioritariamente busca estabelecer a relação teoria-prática no trabalho dos conteúdos específicos por meio da metodologia. Essa intenção vai ao encontro do pensamento de autores como Mello (1999) e Pimenta (2006), que veem a relação teoria-prática como necessária, especialmente na formação inicial doprofessor. A metodologia prevista no projeto em estudo apresenta algumas novidades, das quais o desenvolvimento de estudos em grupos de trabalho (GT). A estes é previsto o desempenho dinâmico de funções específicas, todas diretamente relacionadas com o exercício da leitura e da docência: planejar a mediação de conteúdos disciplinares, selecionar ou construir material didático, aplicar e avaliar o uso desses recursos na mediação dos conteúdos específicos da matriz curricular etc. No final de cada semestre letivo, os conhecimentos adquiridos, as habilidades docentes exercitadas e os recursos didáticos construídos são apresentados em um evento de culminância, aberto ao público interno e externo. Considerações Finais: A partir do estudo realizado, percebe-se um esforço do Projeto em estudo subsidiar a formação do professor, inclusive na dimensão pedagógica. Percebe-se ser necessário desenvolver-se pesquisas mais amplas para se obter resultados mais consistentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO ACADÊMICA, LEITURA, MOSTRA DE LITERATURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_08_2014_19_24_58_idinscrito_4722_713ba66b89b304d2ea535fd6c5554816.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCILANE LOURENÇO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARCILANE" "autor_email" => "marcisouza7@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }