PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7760 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 636 "inscrito_id" => 2377 "titulo" => "PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente texto procura esclarecer questões básicas do planejamento e suas perspectivas para auxiliar o professor no seu fazer pedagógico crítico. Dessa forma, entende-se que é no planejamento do professor que precisa aparecer as três perspectivas que auxiliam na reflexão da sua prática, a saber: a racionalidade, as peculiaridades da escola e o trabalho coletivo. Para tanto, considerar-se que a primeira perspectiva trata-se da organização do pensamento para delimitar a prática educativa; a segunda se articula a escolha adequada das metodologias e métodos que melhor irá contribuir com a identidade da escola; a última se baseia na escolha dos conteúdos com o intuito de contribuir com o educando, a comunidade escolar e com a comunidade local de forma democrática. Assim, este trabalho teve como objetivo valorar as perspectivas da racionalidade, das peculiaridades da escola e do trabalho coletivo para a formação de professores do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, desenvolvida por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Por meio de uma revisão literária sobre a temática junto a livros e artigos científicos. O trabalho fundamenta-se nas perspectivas teóricas sobre planejamento de Gandin (2013), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, PCN’s, 1998). Além da concepção de Libâneo (2004) quanto à formação de professores. O resultado da investigação teórica permite concluir que tomando as três perspectivas, abordadas neste texto, possibilita aos docentes atuarem em sala de aula de forma reflexiva a respeito de o seu fazer pedagógico. Concluímos que o planejamento escolar, o plano de aula e de ensino devem se articular com as necessidades do educando. Para isso, o professor também deve ter em sua formação inicial a concepção que o educando é um ser holístico e, que deve fazer do momento de planejar uma oportunidade para que o seu ato educativo torne-se uma prática coletiva, ou seja, democrática, e também intencional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_09_41_59_idinscrito_2377_6f36dd41c2c16ae1a23b9f05837e175c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL VIEIRA" "autor_email" => "raquel.vieirajp@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7760 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 636 "inscrito_id" => 2377 "titulo" => "PERSPECTIVAS DO PLANEJAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "O presente texto procura esclarecer questões básicas do planejamento e suas perspectivas para auxiliar o professor no seu fazer pedagógico crítico. Dessa forma, entende-se que é no planejamento do professor que precisa aparecer as três perspectivas que auxiliam na reflexão da sua prática, a saber: a racionalidade, as peculiaridades da escola e o trabalho coletivo. Para tanto, considerar-se que a primeira perspectiva trata-se da organização do pensamento para delimitar a prática educativa; a segunda se articula a escolha adequada das metodologias e métodos que melhor irá contribuir com a identidade da escola; a última se baseia na escolha dos conteúdos com o intuito de contribuir com o educando, a comunidade escolar e com a comunidade local de forma democrática. Assim, este trabalho teve como objetivo valorar as perspectivas da racionalidade, das peculiaridades da escola e do trabalho coletivo para a formação de professores do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, desenvolvida por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Por meio de uma revisão literária sobre a temática junto a livros e artigos científicos. O trabalho fundamenta-se nas perspectivas teóricas sobre planejamento de Gandin (2013), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96 e dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (BRASIL, PCN’s, 1998). Além da concepção de Libâneo (2004) quanto à formação de professores. O resultado da investigação teórica permite concluir que tomando as três perspectivas, abordadas neste texto, possibilita aos docentes atuarem em sala de aula de forma reflexiva a respeito de o seu fazer pedagógico. Concluímos que o planejamento escolar, o plano de aula e de ensino devem se articular com as necessidades do educando. Para isso, o professor também deve ter em sua formação inicial a concepção que o educando é um ser holístico e, que deve fazer do momento de planejar uma oportunidade para que o seu ato educativo torne-se uma prática coletiva, ou seja, democrática, e também intencional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PLANEJAMENTO, ENSINO FUNDAMENTAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_09_41_59_idinscrito_2377_6f36dd41c2c16ae1a23b9f05837e175c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SILVA VIEIRA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL VIEIRA" "autor_email" => "raquel.vieirajp@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }