Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO E DESTINO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS NA E. E. E. M. PROFESSOR “ODILON DE FIGUEIREDO” – ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA

Palavra-chaves: RESÍDUOS SÓLIDOS, COLETA SELETIVA, RECICLAGEM Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Partindo do pressuposto que o tema reciclagem está inserido no conteúdo estruturante Ambiente, das Diretrizes Curriculares e tem em um de seus objetivos, a integração com as diferentes áreas do conhecimento, um projeto ambiental de qualidade e que venha a trazer bons resultados, deve ser iniciado, antes de qualquer coisa, com o comprometimento e a participação de toda a comunidade escolar. Esta, por sua vez, necessita, sobretudo, entender os objetivos e a finalidade do projeto, postos de forma bem clara e sucinta e, conceber esse projeto, como algo importante que trará inúmeros benefícios, no que tange a qualidade de vida e o desenvolvimento de toda a comunidade, dentro e fora da escola. Neste foco, à educação ambiental, cabe o papel de formar cidadãos para uma reflexão crítica, em termos ambientais e sociais, e também formar pessoas capazes de promover transformações na sua maneira de pensar, de agir, de tomar decisões, descartando a ideia individualista e principiando a sociedade, o agir coletivo, por meio de ações socioambientais, intervindo no ambiente local e buscando o resultado planetário, educando o indivíduo para sua própria sustentabilidade e consequentemente, a do planeta. O presente trabalho visa estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos, ressaltando a problemática dos resíduos sólidos e a degradação da natureza, bem como mostrar a importância da reciclagem, através da coleta seletiva, para o meio ambiente e para a comunidade escolar. Afim de cumprir os objetivos propostos, foram realizadas as seguintes atividades: sensibilização dos alunos, professores e funcionários por meio de palestra, oficinas, exposição de materiais confeccionados pelos alunos durantes oficinas com materiais reciclados, exposição de cartazes e uma gincana ecológica. Observa-se que embora os alunos tenham relativa informação e consciência dos problemas causados pelos resíduos (lixo) no meio ambiente e na saúde, a maioria deles desconhece o local e/ou destino final dos resíduos sólidos gerados em sua própria escola. Embora a maioria dos alunos tenha demonstrado ter algum tipo de preocupação e consciência dos problemas gerados pelo acúmulo de resíduos no meio ambiente, este fato por si só, não parece fazer com que ocorra uma modificação de comportamento.

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