Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIRANDA INFANTIL COM OS SEM TERRINHAS DO MST

Palavra-chaves: CIRANDA INFANTIL, MÍSTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO Pôster (PO) MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6998
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 3166
    "titulo" => "CIRANDA INFANTIL COM OS SEM TERRINHAS DO MST"
    "resumo" => "O 23º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba – MST / PB, foi realizado nos dias 25, 26, e 27 de janeiro de 2013, na cidade de Remígio, com a expectativa de realizar a avaliação do ano de 2012 e o plano de luta para o presente ano. Tivemos a tarefa de realizar a ciranda infantil, que são as oficinas pedagógicas e a mística para a apresentação na plenária de homenagem ao militante dos movimentos sociais falecido em dezembro de 2012, Vanderley Caixe. Este trabalho tem como objetivo pesquisar à relação pedagógica construída no encontro com as oficinas, brincadeiras e a mística, realizadas nos três dias do encontro e como contribuímos com as crianças nos processos de aprendizado. No local contávamos com cerca de 48 crianças, a media de crianças que participavam das atividades por turno era de 28 com a faixa etária de 1 ano até 14 anos. Trabalhamos as atividades lúdicas onde realizamos brincadeira, jogos e demais atividades, interagindo com a realidade de cada um e possibilitando uma reflexão a partir de problematização. Em alguns momentos nos dividíamos e fazíamos ao mesmo tempo duas atividades diferentes, separando os menores e maiores, às vezes ficava os menores na contação de história e os maiores na confecção de jogos ou na mística (é um ritual de expressão coletiva, de pertencimento e simbologia, um ritual politico). Dentre as oficinas realizadas estão as de reciclagem, pintura, desenho, jogos alternativos, brincadeira, musica, dança e a mística. Ao pensarmos as atividades sempre fazíamos uma reflexão no inicio e no termino com as crianças, para assim avaliarmos de forma dialógica as atividades e podermos problematizar e conscientizar as crianças para com os problemas existentes a nossa volta e no intuito de aguçar a curiosidade delas, tivemos oficinas temáticas como: pintura sobre o meio ambiente e o assentamento onde vivemos, as crianças relatavam e desenhavam a sua vivência, oficina de artesanato com material reciclado, o tema reforma agraria popular com a confecção de um painel com a técnica de colagem, oficina de literatura sobre Vanderley Caixe, leitura de poemas e elas fizeram a reconstrução do poema “Meu Canto de Poeta. A pesquisa de abordagem qualitativa e revisão de literatura como instrumento de coleta de dados utilizaremos a observação participante, registros e relatórios. As análises serão desenvolvidas a partir das contribuições teóricas que tratam da questão entre eles os autores: Brandão (2000), CALDART (2004), FREIRE (2010) e MOLINA (2009). Estamos em diálogo com o MST – PB, e as escolas presentes no Encontro para reencontrarmos as crianças e analisar a concepção das crianças nos dias atuais das atividades e aprendizados que ficaram marcados e suas concepções, estivemos na Escola Tiradentes no Assentamento Tiradentes em Marí- PB para iniciarmos a pesquisa com os professores e alunos participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "CIRANDA INFANTIL, MÍSTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_38_02_idinscrito_3166_9ee5f8e641d0545a80c829bf08ae4f12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL TACIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL TACIANO"
    "autor_email" => "g-taciano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6998
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 990
    "inscrito_id" => 3166
    "titulo" => "CIRANDA INFANTIL COM OS SEM TERRINHAS DO MST"
    "resumo" => "O 23º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba – MST / PB, foi realizado nos dias 25, 26, e 27 de janeiro de 2013, na cidade de Remígio, com a expectativa de realizar a avaliação do ano de 2012 e o plano de luta para o presente ano. Tivemos a tarefa de realizar a ciranda infantil, que são as oficinas pedagógicas e a mística para a apresentação na plenária de homenagem ao militante dos movimentos sociais falecido em dezembro de 2012, Vanderley Caixe. Este trabalho tem como objetivo pesquisar à relação pedagógica construída no encontro com as oficinas, brincadeiras e a mística, realizadas nos três dias do encontro e como contribuímos com as crianças nos processos de aprendizado. No local contávamos com cerca de 48 crianças, a media de crianças que participavam das atividades por turno era de 28 com a faixa etária de 1 ano até 14 anos. Trabalhamos as atividades lúdicas onde realizamos brincadeira, jogos e demais atividades, interagindo com a realidade de cada um e possibilitando uma reflexão a partir de problematização. Em alguns momentos nos dividíamos e fazíamos ao mesmo tempo duas atividades diferentes, separando os menores e maiores, às vezes ficava os menores na contação de história e os maiores na confecção de jogos ou na mística (é um ritual de expressão coletiva, de pertencimento e simbologia, um ritual politico). Dentre as oficinas realizadas estão as de reciclagem, pintura, desenho, jogos alternativos, brincadeira, musica, dança e a mística. Ao pensarmos as atividades sempre fazíamos uma reflexão no inicio e no termino com as crianças, para assim avaliarmos de forma dialógica as atividades e podermos problematizar e conscientizar as crianças para com os problemas existentes a nossa volta e no intuito de aguçar a curiosidade delas, tivemos oficinas temáticas como: pintura sobre o meio ambiente e o assentamento onde vivemos, as crianças relatavam e desenhavam a sua vivência, oficina de artesanato com material reciclado, o tema reforma agraria popular com a confecção de um painel com a técnica de colagem, oficina de literatura sobre Vanderley Caixe, leitura de poemas e elas fizeram a reconstrução do poema “Meu Canto de Poeta. A pesquisa de abordagem qualitativa e revisão de literatura como instrumento de coleta de dados utilizaremos a observação participante, registros e relatórios. As análises serão desenvolvidas a partir das contribuições teóricas que tratam da questão entre eles os autores: Brandão (2000), CALDART (2004), FREIRE (2010) e MOLINA (2009). Estamos em diálogo com o MST – PB, e as escolas presentes no Encontro para reencontrarmos as crianças e analisar a concepção das crianças nos dias atuais das atividades e aprendizados que ficaram marcados e suas concepções, estivemos na Escola Tiradentes no Assentamento Tiradentes em Marí- PB para iniciarmos a pesquisa com os professores e alunos participantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS"
    "palavra_chave" => "CIRANDA INFANTIL, MÍSTICA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_14_38_02_idinscrito_3166_9ee5f8e641d0545a80c829bf08ae4f12.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL TACIANO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL TACIANO"
    "autor_email" => "g-taciano@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O 23º Encontro Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba – MST / PB, foi realizado nos dias 25, 26, e 27 de janeiro de 2013, na cidade de Remígio, com a expectativa de realizar a avaliação do ano de 2012 e o plano de luta para o presente ano. Tivemos a tarefa de realizar a ciranda infantil, que são as oficinas pedagógicas e a mística para a apresentação na plenária de homenagem ao militante dos movimentos sociais falecido em dezembro de 2012, Vanderley Caixe. Este trabalho tem como objetivo pesquisar à relação pedagógica construída no encontro com as oficinas, brincadeiras e a mística, realizadas nos três dias do encontro e como contribuímos com as crianças nos processos de aprendizado. No local contávamos com cerca de 48 crianças, a media de crianças que participavam das atividades por turno era de 28 com a faixa etária de 1 ano até 14 anos. Trabalhamos as atividades lúdicas onde realizamos brincadeira, jogos e demais atividades, interagindo com a realidade de cada um e possibilitando uma reflexão a partir de problematização. Em alguns momentos nos dividíamos e fazíamos ao mesmo tempo duas atividades diferentes, separando os menores e maiores, às vezes ficava os menores na contação de história e os maiores na confecção de jogos ou na mística (é um ritual de expressão coletiva, de pertencimento e simbologia, um ritual politico). Dentre as oficinas realizadas estão as de reciclagem, pintura, desenho, jogos alternativos, brincadeira, musica, dança e a mística. Ao pensarmos as atividades sempre fazíamos uma reflexão no inicio e no termino com as crianças, para assim avaliarmos de forma dialógica as atividades e podermos problematizar e conscientizar as crianças para com os problemas existentes a nossa volta e no intuito de aguçar a curiosidade delas, tivemos oficinas temáticas como: pintura sobre o meio ambiente e o assentamento onde vivemos, as crianças relatavam e desenhavam a sua vivência, oficina de artesanato com material reciclado, o tema reforma agraria popular com a confecção de um painel com a técnica de colagem, oficina de literatura sobre Vanderley Caixe, leitura de poemas e elas fizeram a reconstrução do poema “Meu Canto de Poeta. A pesquisa de abordagem qualitativa e revisão de literatura como instrumento de coleta de dados utilizaremos a observação participante, registros e relatórios. As análises serão desenvolvidas a partir das contribuições teóricas que tratam da questão entre eles os autores: Brandão (2000), CALDART (2004), FREIRE (2010) e MOLINA (2009). Estamos em diálogo com o MST – PB, e as escolas presentes no Encontro para reencontrarmos as crianças e analisar a concepção das crianças nos dias atuais das atividades e aprendizados que ficaram marcados e suas concepções, estivemos na Escola Tiradentes no Assentamento Tiradentes em Marí- PB para iniciarmos a pesquisa com os professores e alunos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.