Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID

Palavra-chaves: JOGO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7725
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 1949
    "titulo" => "OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "O jogo é um conteúdo importante nas aulas de Educação Física. Muitos jogos são conhecidos como jogos populares ou jogos da cultura infantil. O jogo consegue a interação, participação, envolvimento e aprendizagem daqueles que o praticam, além de proporcionar a diversão. Com a chegada dos avanços tecnológicos, a globalização e a urbanização, os jogos, pouco a pouco, estão sendo esquecidos pela sociedade, principalmente nas ruas (a diminuição das áreas livres, o grande tráfego de carros e motos nas ruas, etc.). Sendo assim, torna-se importante resgatá-los nas aulas de educação física. O jogo deve ser tratado de forma lúdica e deve atuar de forma incisiva na formação do caráter daqueles que o praticam. Portanto, deve ser abordado nas aulas de Educação Física, como conteúdo estruturante de conhecimento, já que na perspectiva da cultura corporal, este é um dos seus conhecimentos. Ainda, é importante destacar que ao jogar, trabalhamos o caráter coletivo, os valores, a consciência e as relações sociais, atuando, assim, de forma decisiva no trabalho das possibilidades corporais. O jogo caracteriza-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência da criança, pois quando joga a criança torna-se consciente das suas escolhas e decisões, operando assim o significado de suas ações. O objetivo desse trabalho foi discutir a importância de se trabalhar o conteúdo Jogo nas aulas de educação física, enfatizando os jogos populares. A pesquisa é do tipo relato de experiência e foi realizada a partir da vivência enquanto graduando em Educação Física e, ainda, destacando a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID, numa escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Como síntese do conteúdo Jogo, realizamos uma Gincana de Jogos populares na escola com a turma do 6º ano do ensino fundamental. Dentre os jogos realizamos a corrida de saco, a corrida da colher com ovo, a corrida do estoura balão e construindo caminho com arcos. A turma foi dividida em três grupos onde todos os alunos participaram e ao final da Gincana todos os grupos foram premiados incentivando, assim, a cooperação e não somente a competição. Conclui-se, portanto que, o jogo não pode apenas ser jogado com o intuito lúdico, divertido e com a finalidade de gastar energia, porque por trás do jogo há um conhecimento construído/elaborado que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, e este é de extrema importância na formação do cidadão. Então, cabe ao professor de educação física resgatar esse conteúdo e planejar para que o mesmo seja trabalhado/desenvolvido com a finalidade de educar, brincar, e principalmente, ensinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "JOGO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_20_33_15_idinscrito_1949_9e6a17259e11387c63d55efe7b2f58ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTONNY ALVES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TONNY"
    "autor_email" => "otonny_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7725
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 1949
    "titulo" => "OS JOGOS POPULARES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID"
    "resumo" => "O jogo é um conteúdo importante nas aulas de Educação Física. Muitos jogos são conhecidos como jogos populares ou jogos da cultura infantil. O jogo consegue a interação, participação, envolvimento e aprendizagem daqueles que o praticam, além de proporcionar a diversão. Com a chegada dos avanços tecnológicos, a globalização e a urbanização, os jogos, pouco a pouco, estão sendo esquecidos pela sociedade, principalmente nas ruas (a diminuição das áreas livres, o grande tráfego de carros e motos nas ruas, etc.). Sendo assim, torna-se importante resgatá-los nas aulas de educação física. O jogo deve ser tratado de forma lúdica e deve atuar de forma incisiva na formação do caráter daqueles que o praticam. Portanto, deve ser abordado nas aulas de Educação Física, como conteúdo estruturante de conhecimento, já que na perspectiva da cultura corporal, este é um dos seus conhecimentos. Ainda, é importante destacar que ao jogar, trabalhamos o caráter coletivo, os valores, a consciência e as relações sociais, atuando, assim, de forma decisiva no trabalho das possibilidades corporais. O jogo caracteriza-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência da criança, pois quando joga a criança torna-se consciente das suas escolhas e decisões, operando assim o significado de suas ações. O objetivo desse trabalho foi discutir a importância de se trabalhar o conteúdo Jogo nas aulas de educação física, enfatizando os jogos populares. A pesquisa é do tipo relato de experiência e foi realizada a partir da vivência enquanto graduando em Educação Física e, ainda, destacando a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID, numa escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Como síntese do conteúdo Jogo, realizamos uma Gincana de Jogos populares na escola com a turma do 6º ano do ensino fundamental. Dentre os jogos realizamos a corrida de saco, a corrida da colher com ovo, a corrida do estoura balão e construindo caminho com arcos. A turma foi dividida em três grupos onde todos os alunos participaram e ao final da Gincana todos os grupos foram premiados incentivando, assim, a cooperação e não somente a competição. Conclui-se, portanto que, o jogo não pode apenas ser jogado com o intuito lúdico, divertido e com a finalidade de gastar energia, porque por trás do jogo há um conhecimento construído/elaborado que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, e este é de extrema importância na formação do cidadão. Então, cabe ao professor de educação física resgatar esse conteúdo e planejar para que o mesmo seja trabalhado/desenvolvido com a finalidade de educar, brincar, e principalmente, ensinar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "JOGO, PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_08_2014_20_33_15_idinscrito_1949_9e6a17259e11387c63d55efe7b2f58ca.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTONNY ALVES FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "TONNY"
    "autor_email" => "otonny_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O jogo é um conteúdo importante nas aulas de Educação Física. Muitos jogos são conhecidos como jogos populares ou jogos da cultura infantil. O jogo consegue a interação, participação, envolvimento e aprendizagem daqueles que o praticam, além de proporcionar a diversão. Com a chegada dos avanços tecnológicos, a globalização e a urbanização, os jogos, pouco a pouco, estão sendo esquecidos pela sociedade, principalmente nas ruas (a diminuição das áreas livres, o grande tráfego de carros e motos nas ruas, etc.). Sendo assim, torna-se importante resgatá-los nas aulas de educação física. O jogo deve ser tratado de forma lúdica e deve atuar de forma incisiva na formação do caráter daqueles que o praticam. Portanto, deve ser abordado nas aulas de Educação Física, como conteúdo estruturante de conhecimento, já que na perspectiva da cultura corporal, este é um dos seus conhecimentos. Ainda, é importante destacar que ao jogar, trabalhamos o caráter coletivo, os valores, a consciência e as relações sociais, atuando, assim, de forma decisiva no trabalho das possibilidades corporais. O jogo caracteriza-se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência da criança, pois quando joga a criança torna-se consciente das suas escolhas e decisões, operando assim o significado de suas ações. O objetivo desse trabalho foi discutir a importância de se trabalhar o conteúdo Jogo nas aulas de educação física, enfatizando os jogos populares. A pesquisa é do tipo relato de experiência e foi realizada a partir da vivência enquanto graduando em Educação Física e, ainda, destacando a experiência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência/ PIBID, numa escola estadual da cidade de Campina Grande/PB. Como síntese do conteúdo Jogo, realizamos uma Gincana de Jogos populares na escola com a turma do 6º ano do ensino fundamental. Dentre os jogos realizamos a corrida de saco, a corrida da colher com ovo, a corrida do estoura balão e construindo caminho com arcos. A turma foi dividida em três grupos onde todos os alunos participaram e ao final da Gincana todos os grupos foram premiados incentivando, assim, a cooperação e não somente a competição. Conclui-se, portanto que, o jogo não pode apenas ser jogado com o intuito lúdico, divertido e com a finalidade de gastar energia, porque por trás do jogo há um conhecimento construído/elaborado que é desenvolvido nas aulas de Educação Física, e este é de extrema importância na formação do cidadão. Então, cabe ao professor de educação física resgatar esse conteúdo e planejar para que o mesmo seja trabalhado/desenvolvido com a finalidade de educar, brincar, e principalmente, ensinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.