OS DESAFIOS DE PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DAS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES DO TRABALHO INFANTIL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7719 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 2732 "titulo" => "OS DESAFIOS DE PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DAS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES DO TRABALHO INFANTIL" "resumo" => "O presente estudo abordará a questão de pensar a educação nas inúmeras situações de vulnerabilidade do trabalho infantil, sabendo que a exploração do trabalho infantil é um tema atual e ao mesmo tempo polêmico, pois é lamentável que em pleno século XXI crianças menores de 16 anos se submetam a diferentes tipos de trabalho. Muitas vezes o que leva as crianças desde cedo a trabalharem é a realidade econômica da família no qual está inserida, a criança que trabalha tem um desenvolvimento acelerado em termos de maturidade, porém, perde uma das etapas fundamentais da infância se privando do brincar, do imaginar e na maioria das vezes do imprescindível que é a educação escolar. O objetivo do estudo constitui-se em problematizar o trabalho infantil e em flagrante contraste abordar os seus direitos inclusive o direito a educação. A pesquisa se formulou a partir de observações na Feira da Prata na cidade de Campina Grande-PB ao ver crianças de seis a onze anos trabalhando desde as 04h30min da manhã carregando caixas e carroças sobrecarregadas de mercadorias. Nas observações logo, surgiram os questionamentos, será que essas crianças além de trabalharem elas estudam? As famílias acompanham o processo de escolarização delas? Mediante a todos esses questionamentos concluímos que crianças que trabalham antes da idade legal se priva de um desenvolvimento e rendimento escolar necessário e torna assim seu futuro comprometido sofrendo grandes perdas. Palavras Chaves: Trabalho Infantil; Escolarização; Vulnerabilidade" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, ESCOLARIZAÇÃO, VULNERABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_29_07_2014_20_05_02_idinscrito_2732_b01eb005288455a4b2e5445b2c1b1de4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THANISA KELLY DIAS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "THANISA" "autor_email" => "thanisakellydiaskarvalho@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7719 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 2732 "titulo" => "OS DESAFIOS DE PENSAR A EDUCAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DAS SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES DO TRABALHO INFANTIL" "resumo" => "O presente estudo abordará a questão de pensar a educação nas inúmeras situações de vulnerabilidade do trabalho infantil, sabendo que a exploração do trabalho infantil é um tema atual e ao mesmo tempo polêmico, pois é lamentável que em pleno século XXI crianças menores de 16 anos se submetam a diferentes tipos de trabalho. Muitas vezes o que leva as crianças desde cedo a trabalharem é a realidade econômica da família no qual está inserida, a criança que trabalha tem um desenvolvimento acelerado em termos de maturidade, porém, perde uma das etapas fundamentais da infância se privando do brincar, do imaginar e na maioria das vezes do imprescindível que é a educação escolar. O objetivo do estudo constitui-se em problematizar o trabalho infantil e em flagrante contraste abordar os seus direitos inclusive o direito a educação. A pesquisa se formulou a partir de observações na Feira da Prata na cidade de Campina Grande-PB ao ver crianças de seis a onze anos trabalhando desde as 04h30min da manhã carregando caixas e carroças sobrecarregadas de mercadorias. Nas observações logo, surgiram os questionamentos, será que essas crianças além de trabalharem elas estudam? As famílias acompanham o processo de escolarização delas? Mediante a todos esses questionamentos concluímos que crianças que trabalham antes da idade legal se priva de um desenvolvimento e rendimento escolar necessário e torna assim seu futuro comprometido sofrendo grandes perdas. Palavras Chaves: Trabalho Infantil; Escolarização; Vulnerabilidade" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, ESCOLARIZAÇÃO, VULNERABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_29_07_2014_20_05_02_idinscrito_2732_b01eb005288455a4b2e5445b2c1b1de4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THANISA KELLY DIAS CARVALHO" "autor_nome_curto" => "THANISA" "autor_email" => "thanisakellydiaskarvalho@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }