O FANZINE NA AULA DE LP
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7602 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 882 "inscrito_id" => 1084 "titulo" => "O FANZINE NA AULA DE LP" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente com os gêneros orais e escritos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "FANZINE, GÊNEROS TEXTUAIS, AULA DE LP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_18_16_idinscrito_1084_c264b6e5c3dc625c40f66bd2752c8d83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA DA COSTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BARBOSA" "autor_email" => "janne3010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7602 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 882 "inscrito_id" => 1084 "titulo" => "O FANZINE NA AULA DE LP" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo a discussão do gênero Fanzine, especialmente nas aulas de Língua Portuguesa, visando principalmente os resultados obtidos no 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, vinculadas ao Subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID). O conceito de Fanzine, significa “Revista Fã”, caracteriza-se como uma “mini-revista” que tem por autoria um grupo de fãs de um determinado assunto. Apesar de o conceito supracitado, no Fanzine da sala de aula foram abordados vários temas relacionados com a realidade do país, como: a política, a copa, a falta de água, a literatura, dentre outros temas que envolvem o social, o democrático e o individual. Estes temas foram todos debatidos na sala de aula, levando os alunos a pesquisar mais sobre os assuntos. Nosso estudo foi subsidiado pelas leituras de Antunes (2003), Ferreira (2012) e Geraldi (2006), entre outros que dialogam nessa discussão, os quais proponham para um estudo e uma prática pedagógica mais envolvente, junto aos PCN´s que analisam a prática da interdisciplinaridade e os temas transversais. Contudo, objetivamos envolver os discentes, com o proposito de incitá-los a produzir textos argumentativos, onde eles possam expor suas opiniões a respeito das temáticas presentes nos fanzines. Portanto, a proposta de fazer com que os próprios estudantes produzam seus fanzines contribuiu com a ampliação das discussões e reflexões sobre esse gênero em culminância com a perspectiva crítico-reflexiva. Como também, possibilitou aos alunos um contato maior com inúmeros assuntos polêmicos, ou seja, incitando uma interação mais abrangente com os gêneros orais e escritos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "FANZINE, GÊNEROS TEXTUAIS, AULA DE LP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_18_16_idinscrito_1084_c264b6e5c3dc625c40f66bd2752c8d83.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA DA COSTA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA BARBOSA" "autor_email" => "janne3010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }