Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USO DE QUIZ E VÍDEO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Palavra-chaves: QUIZ, LÚDICO, APRENDIZAGEM, VÍDEOS EDUCATIVOS, Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77166
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "USO DE QUIZ E VÍDEO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO CURRICULAR  O É DEFINIDO COMO ATO EDUCATIVO ESCOLAR SUPERVISIONADO, DESENVOLVIDO NO AMBIENTE DE TRABALHO, QUE VISA À PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO PRODUTIVO DE EDUCANDOS QUE ESTEJAM FREQUENTANDO O ENSINO REGULAR EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NOS CURSOS DE LICENCIATURA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁ\r\n
      PRESENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES, PROPORCIONANDO AO FUTURO DOCENTE CONHECER O SEU ESPAÇO DE TRABALHO, A REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS E CAPACIDADES. É IMPORTANTE QUE O ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA APRENDA A CRITICAR, A RESOLVER PROBLEMAS, OBSERVANDO E COLABORANDO COM AS INSTITUIÇÕES, PARA QUE ASSIM, ELE SAIBA ENSINAR E EDUCAR. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A VIVÊNCIA DA PRIMEIRA AUTORA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.  O ESTÁGIO FOI REALIZADO NA E. E. E.M. CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, EM CUITÉ-PB. AS AULAS FORAM MINISTRADAS PRINCIPALMENTE NAS TURMAS NO 1º ANO B E E. AS AULAS FORAM EXPOSITIVAS UTILIZANDO SLIDES NO POWER POINT, REALIZOU-SE, TAMBÉM, ALGUMAS ATIVIDADES LÚDICAS INTERATIVAS PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS, A EXEMPLO DE  UM QUIZ COM PERGUNTAS SOBRE OS GLICÍDIOS QUE FORAM EXIBIDAS NOS SLIDES, ALÉM DE VÍDEOS,  UM DELES FOI O VÍDEO INTITULADO “ O MUNDO SEM CIÊNCIA” . OBSERVOU-SE UMA BOA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE APLICADO DO QUIZ INTERATIVO. O QUE MOSTRA QUE O USO DO LÚDICO EM SALA DE AULA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "QUIZ, LÚDICO, APRENDIZAGEM, VÍDEOS EDUCATIVOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID565_22102021232001.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBENILDA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBENILDA M. DA SILVA"
    "autor_email" => "rbnilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77166
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 385
    "inscrito_id" => 565
    "titulo" => "USO DE QUIZ E VÍDEO NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II"
    "resumo" => """
      O ESTÁGIO CURRICULAR  O É DEFINIDO COMO ATO EDUCATIVO ESCOLAR SUPERVISIONADO, DESENVOLVIDO NO AMBIENTE DE TRABALHO, QUE VISA À PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO PRODUTIVO DE EDUCANDOS QUE ESTEJAM FREQUENTANDO O ENSINO REGULAR EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NOS CURSOS DE LICENCIATURA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁ\r\n
      PRESENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES, PROPORCIONANDO AO FUTURO DOCENTE CONHECER O SEU ESPAÇO DE TRABALHO, A REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS E CAPACIDADES. É IMPORTANTE QUE O ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA APRENDA A CRITICAR, A RESOLVER PROBLEMAS, OBSERVANDO E COLABORANDO COM AS INSTITUIÇÕES, PARA QUE ASSIM, ELE SAIBA ENSINAR E EDUCAR. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A VIVÊNCIA DA PRIMEIRA AUTORA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.  O ESTÁGIO FOI REALIZADO NA E. E. E.M. CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, EM CUITÉ-PB. AS AULAS FORAM MINISTRADAS PRINCIPALMENTE NAS TURMAS NO 1º ANO B E E. AS AULAS FORAM EXPOSITIVAS UTILIZANDO SLIDES NO POWER POINT, REALIZOU-SE, TAMBÉM, ALGUMAS ATIVIDADES LÚDICAS INTERATIVAS PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS, A EXEMPLO DE  UM QUIZ COM PERGUNTAS SOBRE OS GLICÍDIOS QUE FORAM EXIBIDAS NOS SLIDES, ALÉM DE VÍDEOS,  UM DELES FOI O VÍDEO INTITULADO “ O MUNDO SEM CIÊNCIA” . OBSERVOU-SE UMA BOA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE APLICADO DO QUIZ INTERATIVO. O QUE MOSTRA QUE O USO DO LÚDICO EM SALA DE AULA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "QUIZ, LÚDICO, APRENDIZAGEM, VÍDEOS EDUCATIVOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID565_22102021232001.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBENILDA MOREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBENILDA M. DA SILVA"
    "autor_email" => "rbnilda@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O ESTÁGIO CURRICULAR O É DEFINIDO COMO ATO EDUCATIVO ESCOLAR SUPERVISIONADO, DESENVOLVIDO NO AMBIENTE DE TRABALHO, QUE VISA À PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO PRODUTIVO DE EDUCANDOS QUE ESTEJAM FREQUENTANDO O ENSINO REGULAR EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. NOS CURSOS DE LICENCIATURA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ESTÁ PRESENTE COMO PARTE DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE EDUCADORES, PROPORCIONANDO AO FUTURO DOCENTE CONHECER O SEU ESPAÇO DE TRABALHO, A REFLEXÃO SOBRE SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O DESENVOLVIMENTO DOS SEUS CONHECIMENTOS E CAPACIDADES. É IMPORTANTE QUE O ALUNO DO CURSO DE LICENCIATURA APRENDA A CRITICAR, A RESOLVER PROBLEMAS, OBSERVANDO E COLABORANDO COM AS INSTITUIÇÕES, PARA QUE ASSIM, ELE SAIBA ENSINAR E EDUCAR. NESTE SENTIDO ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A VIVÊNCIA DA PRIMEIRA AUTORA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II. O ESTÁGIO FOI REALIZADO NA E. E. E.M. CIDADÃ INTEGRAL ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS, EM CUITÉ-PB. AS AULAS FORAM MINISTRADAS PRINCIPALMENTE NAS TURMAS NO 1º ANO B E E. AS AULAS FORAM EXPOSITIVAS UTILIZANDO SLIDES NO POWER POINT, REALIZOU-SE, TAMBÉM, ALGUMAS ATIVIDADES LÚDICAS INTERATIVAS PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS, A EXEMPLO DE UM QUIZ COM PERGUNTAS SOBRE OS GLICÍDIOS QUE FORAM EXIBIDAS NOS SLIDES, ALÉM DE VÍDEOS, UM DELES FOI O VÍDEO INTITULADO “ O MUNDO SEM CIÊNCIA” . OBSERVOU-SE UMA BOA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, PRINCIPALMENTE, DURANTE APLICADO DO QUIZ INTERATIVO. O QUE MOSTRA QUE O USO DO LÚDICO EM SALA DE AULA É UMA ÓTIMA FERRAMENTA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.