Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2000-2019)

Palavra-chaves: FICÇÃO CIENTÍFICA, FILMES, PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA, CIÊNCIA-FICÇÃO, ENSINO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76927
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1838
    "titulo" => "FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2000-2019)"
    "resumo" => "O UNIVERSO DOS FILMES, EM ESPECIAL DE FIC??O CIENT?FICA, FAZ PARTE DA CULTURA MIDI?TICA DA JUVENTUDE ESCOLAR. ESSAS PEL?CULAS CINTILAM COM A CI?NCIA QUE ? ENSINADA NA ESCOLA. TENDO EM VISTA QUE OS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O N?O SOMENTE OFERECEM FORMA??O CONTINUADA, MAS TAMB?M S?O A PRINCIPAL FONTE DE PRODU??O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO VOLTADO ? EDUCA??O NO BRASIL, NOSSO OBJETIVO ? COMPREENDER COMO A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA TEM TRATADO A UTILIZA??O DE FILMES NO ENSINO DE CI?NCIAS E QUE ABORDAGENS EMERGEM NESSES ESTUDOS NAS DUAS PRIMEIRAS D?CADAS DO S?CULO XXI. PARA ISSO, FORAM ACESSADAS TESES E DISSERTA??ES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O NO PER?ODO DE 2000 A 2019 A PARTIR DE UMA BUSCA NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR. ORGANIZAMOS A PRODU??O ACESSADA A PARTIR DO N?VEL DE ENSINO QUE TRATAM E DE UM PANORAMA DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS ESTUDOS. A UTILIZA??O DOS FILMES, SOBRETUDO FIC??O CIENT?FICA, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ? UMA PROPOSTA QUE A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA VEM RATIFICANDO NOS ?LTIMOS ANOS, APONTANDO QUE O CINEMA POSSUI POTENCIALIDADES PARA AL?M DA MANEIRA QUE, POR VEZES, ? UTILIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FICÇÃO CIENTÍFICA, FILMES, PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA, CIÊNCIA-FICÇÃO, ENSINO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1838_29092021121426.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO DE JESUS DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ AUGUSTO"
    "autor_email" => "augustoliveiraneto@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76927
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 165
    "inscrito_id" => 1838
    "titulo" => "FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA (2000-2019)"
    "resumo" => "O UNIVERSO DOS FILMES, EM ESPECIAL DE FIC??O CIENT?FICA, FAZ PARTE DA CULTURA MIDI?TICA DA JUVENTUDE ESCOLAR. ESSAS PEL?CULAS CINTILAM COM A CI?NCIA QUE ? ENSINADA NA ESCOLA. TENDO EM VISTA QUE OS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O N?O SOMENTE OFERECEM FORMA??O CONTINUADA, MAS TAMB?M S?O A PRINCIPAL FONTE DE PRODU??O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO VOLTADO ? EDUCA??O NO BRASIL, NOSSO OBJETIVO ? COMPREENDER COMO A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA TEM TRATADO A UTILIZA??O DE FILMES NO ENSINO DE CI?NCIAS E QUE ABORDAGENS EMERGEM NESSES ESTUDOS NAS DUAS PRIMEIRAS D?CADAS DO S?CULO XXI. PARA ISSO, FORAM ACESSADAS TESES E DISSERTA??ES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O NO PER?ODO DE 2000 A 2019 A PARTIR DE UMA BUSCA NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR. ORGANIZAMOS A PRODU??O ACESSADA A PARTIR DO N?VEL DE ENSINO QUE TRATAM E DE UM PANORAMA DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS ESTUDOS. A UTILIZA??O DOS FILMES, SOBRETUDO FIC??O CIENT?FICA, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ? UMA PROPOSTA QUE A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA VEM RATIFICANDO NOS ?LTIMOS ANOS, APONTANDO QUE O CINEMA POSSUI POTENCIALIDADES PARA AL?M DA MANEIRA QUE, POR VEZES, ? UTILIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FICÇÃO CIENTÍFICA, FILMES, PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA, CIÊNCIA-FICÇÃO, ENSINO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1838_29092021121426.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO DE JESUS DE OLIVEIRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ AUGUSTO"
    "autor_email" => "augustoliveiraneto@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O UNIVERSO DOS FILMES, EM ESPECIAL DE FIC??O CIENT?FICA, FAZ PARTE DA CULTURA MIDI?TICA DA JUVENTUDE ESCOLAR. ESSAS PEL?CULAS CINTILAM COM A CI?NCIA QUE ? ENSINADA NA ESCOLA. TENDO EM VISTA QUE OS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O N?O SOMENTE OFERECEM FORMA??O CONTINUADA, MAS TAMB?M S?O A PRINCIPAL FONTE DE PRODU??O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO VOLTADO ? EDUCA??O NO BRASIL, NOSSO OBJETIVO ? COMPREENDER COMO A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA TEM TRATADO A UTILIZA??O DE FILMES NO ENSINO DE CI?NCIAS E QUE ABORDAGENS EMERGEM NESSES ESTUDOS NAS DUAS PRIMEIRAS D?CADAS DO S?CULO XXI. PARA ISSO, FORAM ACESSADAS TESES E DISSERTA??ES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE P?S-GRADUA??O NO PER?ODO DE 2000 A 2019 A PARTIR DE UMA BUSCA NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES ? COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR. ORGANIZAMOS A PRODU??O ACESSADA A PARTIR DO N?VEL DE ENSINO QUE TRATAM E DE UM PANORAMA DOS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM OS ESTUDOS. A UTILIZA??O DOS FILMES, SOBRETUDO FIC??O CIENT?FICA, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ? UMA PROPOSTA QUE A PRODU??O CIENT?FICA BRASILEIRA VEM RATIFICANDO NOS ?LTIMOS ANOS, APONTANDO QUE O CINEMA POSSUI POTENCIALIDADES PARA AL?M DA MANEIRA QUE, POR VEZES, ? UTILIZADO NO CONTEXTO ESCOLAR

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.