Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DA ABORDAGEM DA OBESIDADE NAS ESCOLAS E AS METODOLOGIAS E RECURSOS USADOS

Palavra-chaves: OBESIDADE, ALIMENTAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, PREVENÇÃO DE DOENÇAS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE Pôster (PO) AT 05 - Ciências da Saúde: abordagens na Pesquisa e no Ensino
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) DEFINE A OBESIDADE COMO ACÚMULO EXCESSIVO DE GORDURA CORPORAL E TEM COMO CONSEQUÊNCIA O POSSÍVEL DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS. UMA VEZ QUE ESSA COMORBIDADE ATINGE TANTO CRIANÇAS E ADULTOS, É NECESSÁRIO ADOTAR MEDIDAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO TAMBÉM NO AMBIENTE ESCOLAR, VISTO INCLUSIVE QUE A ABORDAGEM DESSE TEMA NAS ESCOLAS ESTÁ PREVISTA NAS LEIS BRASILEIRAS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA QUE LECIONAM NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A ABORDAGEM EM SALA DE AULA DO TEMA OBESIDADE OU DE TEMÁTICAS REFERENTES, BEM COMO AS METODOLOGIAS E RECURSOS EMPREGADOS. ESSA PESQUISA FOI APROVADA PELO COMITÊ DE ÉTICA, E TEM A NATUREZA QUALI-QUANTITATIVA. PARTICIPARAM DESTE TRABALHO 47 PROFESSORES DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA, E MEDIANTE AOS QUESTIONÁRIOS, FOI VERIFICADA QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS ABORDAM O CONTEÚDO NA ESCOLA. A METODOLOGIA DE ENSINO MAIS UTILIZADA É A AULA EXPOSITIVA, E OS INSTRUMENTOS MANUSEADOS COM MAIS FREQUÊNCIA É O SLIDE, LEITURA DE TEXTOS/REPORTAGENS, VÍDEO, DEBATE E O QUADRO. OS DOCENTES RELATARAM QUE, DENTRO DO TEMA, O ASSUNTO MAIS ABORDADO FORAM OS FATORES QUE LEVAM A OBESIDADE, E O MENOS COMENTADO FORAM OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS. NA OPINIÃO DOS DOCENTES É IMPORTANTE A ABORDAGEM DO TEMA NAS ESCOLAS.

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