OS LIVROS DID?TICOS S?O UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADO PELOS (AS) PROFESSORES (AS), EM QUE AUXILIAM NO PLANEJAMENTO DE SUAS AULAS E NA PR?TICA DID?TICO-PEDAG?GICA. AS IMAGENS S?O RECURSOS QUE CONSTITUEM ESSES RECURSOS DID?TICOS E REALIZAM UM PAPEL PREPONDERANTE AOS (?S) ALUNOS (AS), VISTO QUE AUXILIAM NO PROCESSO DE COMPREENS?O DE TEXTOS TRAZIDOS NO LIVRO. PESQUISAS APONTAM A SUPREMACIA DE REPRESENTA??ES DE PERSONAGENS MASCULINOS NAS IMAGENS PRESENTES NOS LIVROS DID?TICOS, CONTRIBUINDO NO REFOR?O DE PAP?IS DE G?NEROS VIGENTES NA SOCIEDADE, NESSA DIRE??O, A PESQUISA BUSCOU VERIFICAR QUALITATIVAMENTE AS IMAGENS EM RELA??O ?S RELA??ES DE G?NERO EM TR?S LIVROS IMPLEMENTADOS NAS ESCOLAS DA CIDADE DE COD?, MARANH?O. A PRESENTE INVESTIGA??O UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA, E PROCEDIMENTO T?CNICO DOCUMENTAL, EM QUE FOI ANALISADO O LIVRO DID?TICO DE CI?NCIAS DA ARARIB? MAIS CI?NCIAS DA EDITORA MODERNA (LD1), CI?NCIAS DA EDITORA QUINTETO (LD2) E CI?NCIAS: F?SICA E QU?MICA DA EDITORA ?TICA (LD3) PARA COMPREENDER COMO AS RELA??ES DE G?NERO S?O APRESENTADAS NAS IMAGENS DOS LIVROS. NO QUE TANGE AO PROCEDIMENTO ANAL?TICO PARA AN?LISE DOS DADOS, UTILIZOU-SE A PROPOSTA AN?LISE DE CONTE?DO DE BARDIN (2016), SENDO ESTE TIPO DE AN?LISE DIVIDIDA EM TR?S ETAPAS, A PR?-AN?LISE, A EXPLORA??O DO MATERIAL E TRATAMENTO DOS DADOS. OS DADOS EVIDENCIARAM A PRESEN?A MAJORIT?RIA DE PERSONAGENS MASCULINOS (67%) E APENAS 27% FEMININOS. ADEMAIS, VERIFICOU-SE QUE OS PAP?IS DE G?NEROS S?O REFOR?ADOS NESSAS IMAGENS, COLOCANDO OS PERSONAGENS FEMININOS REALIZANDO ATIVIDADES HISTORICAMENTE DESTINADAS ?S MULHERES, COMO TAREFAS DELICADAS E OS PERSONAGENS MASCULINOS REALIZANDO ATIVIDADES DEMANDAM ESFOR?O F?SICO.