O BRASIL VEM PASSANDO POR UMA TRANSIÇÃO NUTRICIONAL COM OS ÍNDICES DE DESNUTRIÇÃO SENDO REDUZIDO E O DE OBESIDADE GANHADO PROPORÇÕES EPIDÊMICAS. DIANTE DESTE CONTEXTO O PRESENTE PROJETO DE INTERVENÇÃO OBJETIVA REALIZAR UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL VOLTADA PARA A MONTAGEM DO PRATO SAUDÁVEL EM UMA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BOA VISTA–RR. REALIZOU-SE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PEDAGÓGICA COM A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, SENDO SOLICITADO QUE AS CRIANÇAS DESENHASSEM EM UMA PRATINHO O QUE COSTUMAM COMER, DEPOIS REALIZOU UMA ATIVIDADE PRÁTICA COM EXPLANAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E POR FIM AS CRIANÇAS FORAM CONVIDADAS NOVAMENTE A DESENHAR O QUE COSTUMAM COMER. ANALISANDO-SE OS ALIMENTOS CITADOS ANTES E APÓS AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NOTA-SE QUE OS ALIMENTOS DO GRUPO DE CEREAIS, RAÍZES, TUBÉRCULOS E CARNES E LEGUMINOSAS FORAM DESENHADOS DE FORMA SEMELHANTE NOS DOIS MOMENTOS, SENDO O MACARRÃO 19(79,2%) MAIS MENCIONADO ANTES DA ATIVIDADE E ARROZ 18(75%) APÓS E, DOS ALIMENTOS PROTEICOS O FEIJÃO 15(62,5%) FOI O MAIS LEMBRADO NOS DOIS MOMENTOS. JÁ AS FRUTAS FORAM LEMBRADAS 11 VEZES ANTES E 30 E, AS HORTALIÇAS FORAM DESENHADAS COM MAIS FREQUÊNCIA APÓS ATIVIDADE, 17 VEZES AS HORTALIÇAS E APÓS 42 VEZES. AO FINAL DA ATIVIDADE OBSERVOU-SE QUE AS CRIANÇAS DESENHARAM EM SEUS PRATOS DE FORMA MAIS FREQUENTE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES E COM MENOR FREQUÊNCIA ALIMENTOS PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS.