Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA CTSA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, DISCIPLINA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, , Pôster (PO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77119
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 1806
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA CTSA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER SE NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SE DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) A EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA TRAZ CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES. ESSA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 22 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOLEDADE PB. PARA ISSO, REALIZOU A APLICAÇÃO DIDÁTICA COM OS ESTUDANTES, A QUAL SE TRATAVA DO ESTUDO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA GERADOR IMPACTOS AMBIENTAIS, A QUAL ESTAVA ATRELADA A UMA PERSPECTIVA CTSA.  O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARTIU DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, O QUAL CONTINHA 2 QUESTÕES SUBJETIVAS, AS QUAIS BUSCAVAM ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA A INVESTIGAÇÃO DESTAS QUESTÕES UTILIZOU-SE DA PESQUISA DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS FOI UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM SALA, TENDO EM VISTA A IDENTIFICAÇÃO DESSES ESTUDANTES COM O TEMA ESCOLHIDO E DISPONDO COMO UTENSÍLIO A PERSPECTIVA CTSA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, DISCIPLINA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA102_ID1806_07102021214746.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77119
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 247
    "inscrito_id" => 1806
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA EM UMA PERSPECTIVA CTSA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER SE NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SE DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) A EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA TRAZ CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES. ESSA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 22 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOLEDADE PB. PARA ISSO, REALIZOU A APLICAÇÃO DIDÁTICA COM OS ESTUDANTES, A QUAL SE TRATAVA DO ESTUDO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA GERADOR IMPACTOS AMBIENTAIS, A QUAL ESTAVA ATRELADA A UMA PERSPECTIVA CTSA.  O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARTIU DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, O QUAL CONTINHA 2 QUESTÕES SUBJETIVAS, AS QUAIS BUSCAVAM ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA A INVESTIGAÇÃO DESTAS QUESTÕES UTILIZOU-SE DA PESQUISA DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS FOI UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM SALA, TENDO EM VISTA A IDENTIFICAÇÃO DESSES ESTUDANTES COM O TEMA ESCOLHIDO E DISPONDO COMO UTENSÍLIO A PERSPECTIVA CTSA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA, DISCIPLINA DE QUÍMICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA102_ID1806_07102021214746.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACQUELINE PEREIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "JACQUELINE"
    "autor_email" => "jacquelinesolnet@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER SE NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SE DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) A EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA TRAZ CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES. ESSA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 22 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOLEDADE PB. PARA ISSO, REALIZOU A APLICAÇÃO DIDÁTICA COM OS ESTUDANTES, A QUAL SE TRATAVA DO ESTUDO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA GERADOR IMPACTOS AMBIENTAIS, A QUAL ESTAVA ATRELADA A UMA PERSPECTIVA CTSA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARTIU DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, O QUAL CONTINHA 2 QUESTÕES SUBJETIVAS, AS QUAIS BUSCAVAM ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA A INVESTIGAÇÃO DESTAS QUESTÕES UTILIZOU-SE DA PESQUISA DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS FOI UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM SALA, TENDO EM VISTA A IDENTIFICAÇÃO DESSES ESTUDANTES COM O TEMA ESCOLHIDO E DISPONDO COMO UTENSÍLIO A PERSPECTIVA CTSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.