O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER SE NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, SE DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE (CTSA) A EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA TRAZ CONTRIBUIÇÕES PERTINENTES. ESSA PESQUISA POSSUI ABORDAGEM QUALITATIVA. O PÚBLICO ALVO DA PESQUISA FORAM 22 ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOLEDADE PB. PARA ISSO, REALIZOU A APLICAÇÃO DIDÁTICA COM OS ESTUDANTES, A QUAL SE TRATAVA DO ESTUDO DO CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DO TEMA GERADOR IMPACTOS AMBIENTAIS, A QUAL ESTAVA ATRELADA A UMA PERSPECTIVA CTSA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARTIU DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, O QUAL CONTINHA 2 QUESTÕES SUBJETIVAS, AS QUAIS BUSCAVAM ENTENDER SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. PARA A INVESTIGAÇÃO DESTAS QUESTÕES UTILIZOU-SE DA PESQUISA DESCRITIVA. A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS ALTERNATIVOS FOI UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE REAÇÕES QUÍMICAS EM SALA, TENDO EM VISTA A IDENTIFICAÇÃO DESSES ESTUDANTES COM O TEMA ESCOLHIDO E DISPONDO COMO UTENSÍLIO A PERSPECTIVA CTSA.