Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, EXTENSÃO, PROCESSO FORMATIVO, LICENCIATURA, Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77029
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 1275
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO EM TEMPOS DE PANDEMIA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMA DE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM QUE ATUAM GRADUANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, INFORMÁTICA E MATEMÁTICA DO IFTM, CAMPUS UBERABA E UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO NO PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM PERGUNTAS DISCURSIVAS APLICADO AOS LICENCIANDOS. A ANÁLISE FOI FEITA POR ANÁLISE DE CONTEÚDO. DEVIDO A PANDEMIA DA COVID 19, O CURSO PRECISOU SER OFERTADO DE FORMA REMOTA COM METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM QUE AS VÍDEO-AULAS E MATERIAL FICAM DISPONÍVEIS NO GOOGLE CLASSROOM E AS AULAS SÍNCRONAS ON-LINE ACONTECEM AOS SÁBADOS, PELO GOOGLE MEET, COM OS ACADÊMICOS. COMO RESULTADO, OS LICENCIANDOS RELATARAM A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA INTERAÇÃO DIGITAL, A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AO ENSINO REMOTO E A NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS E A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES CONCRETAS DA PRÁTICA DOCENTE GERANDO A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. A AUTONOMIA E LIBERDADE NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITIU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS. O ESTUDO CONSIDERA ESSE PROJETO DE EXTENSÃO UM IMPORTANTE COMPONENTE FORMATIVO QUE OPORTUNIZA AOS LICENCIANDOS UNIFICAR TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DE VIVENCIAR ATIVIDADES PRÓPRIAS DA PROFISSÃO DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EXTENSÃO, PROCESSO FORMATIVO, LICENCIATURA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1275_14102021174410.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renatooliveira@iftm.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77029
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 1275
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO EM TEMPOS DE PANDEMIA."
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMA DE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM QUE ATUAM GRADUANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, INFORMÁTICA E MATEMÁTICA DO IFTM, CAMPUS UBERABA E UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO NO PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM PERGUNTAS DISCURSIVAS APLICADO AOS LICENCIANDOS. A ANÁLISE FOI FEITA POR ANÁLISE DE CONTEÚDO. DEVIDO A PANDEMIA DA COVID 19, O CURSO PRECISOU SER OFERTADO DE FORMA REMOTA COM METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM QUE AS VÍDEO-AULAS E MATERIAL FICAM DISPONÍVEIS NO GOOGLE CLASSROOM E AS AULAS SÍNCRONAS ON-LINE ACONTECEM AOS SÁBADOS, PELO GOOGLE MEET, COM OS ACADÊMICOS. COMO RESULTADO, OS LICENCIANDOS RELATARAM A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA INTERAÇÃO DIGITAL, A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AO ENSINO REMOTO E A NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS E A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES CONCRETAS DA PRÁTICA DOCENTE GERANDO A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. A AUTONOMIA E LIBERDADE NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITIU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS. O ESTUDO CONSIDERA ESSE PROJETO DE EXTENSÃO UM IMPORTANTE COMPONENTE FORMATIVO QUE OPORTUNIZA AOS LICENCIANDOS UNIFICAR TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DE VIVENCIAR ATIVIDADES PRÓPRIAS DA PROFISSÃO DOCENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, EXTENSÃO, PROCESSO FORMATIVO, LICENCIATURA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1275_14102021174410.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renatooliveira@iftm.edu.b"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO CONSTITUI UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMA DE UM CURSO PREPARATÓRIO PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM QUE ATUAM GRADUANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, QUÍMICA, INFORMÁTICA E MATEMÁTICA DO IFTM, CAMPUS UBERABA E UBERABA PARQUE TECNOLÓGICO. O PRINCIPAL OBJETIVO FOI COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO VESTIBULINHO NO PROCESSO FORMATIVO DOS LICENCIANDOS. OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM PERGUNTAS DISCURSIVAS APLICADO AOS LICENCIANDOS. A ANÁLISE FOI FEITA POR ANÁLISE DE CONTEÚDO. DEVIDO A PANDEMIA DA COVID 19, O CURSO PRECISOU SER OFERTADO DE FORMA REMOTA COM METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA EM QUE AS VÍDEO-AULAS E MATERIAL FICAM DISPONÍVEIS NO GOOGLE CLASSROOM E AS AULAS SÍNCRONAS ON-LINE ACONTECEM AOS SÁBADOS, PELO GOOGLE MEET, COM OS ACADÊMICOS. COMO RESULTADO, OS LICENCIANDOS RELATARAM A IMPORTÂNCIA DA APROXIMAÇÃO COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA INTERAÇÃO DIGITAL, A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO AO ENSINO REMOTO E A NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS E A OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR SITUAÇÕES CONCRETAS DA PRÁTICA DOCENTE GERANDO A UNIDADE ENTRE TEORIA E PRÁTICA. A AUTONOMIA E LIBERDADE NA CONDUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PERMITIU O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS. O ESTUDO CONSIDERA ESSE PROJETO DE EXTENSÃO UM IMPORTANTE COMPONENTE FORMATIVO QUE OPORTUNIZA AOS LICENCIANDOS UNIFICAR TEORIA E PRÁTICA, ALÉM DE VIVENCIAR ATIVIDADES PRÓPRIAS DA PROFISSÃO DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.