Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROPONDO UMA ATIVIDADE PRÁTICA: EXTRAINDO DNA DE FRUTAS TROPICAIS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: AULA PRÁTICA, EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA, EXTRAÇÃO DE DNA, GENÉTICA, Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

NA ATUALIDADE, O PROFESSOR É CONSTANTEMENTE DESAFIADO EM PROPOR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE POSSAM PERMITIR UM AUMENTO DE INTERESSE E PROMOVER A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO COMO UMA TAREFA MAIS SIMPLIFICADA E PRAZEROSA. NA LITERATURA, MUITOS AUTORES RELATAM QUE, AULAS TRADICIONAIS, BASEADAS NO MODO MERAMENTE EXPOSITIVO PODEM DESMOTIVAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. SOMADO A ISSO, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, A ÁREA DE GENÉTICA É ENCARADA PELOS ALUNOS COMO COMPLEXA, POR DETER UMA GRANDE GAMA DE APORTE TEÓRICO. PARA VENCERMOS TAIS OBSTÁCULOS, O PRESENTE TRABALHO POSSUI COMO PRINCIPAL OBJETIVO A PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE A EXTRAÇÃO DE DNA DE FRUTAS TROPICAIS COMO A TANGERINA (CITRUS RETICULATA) E MANGA (MANGIFERA INDICA), UTILIZANDO MATERIAIS CASEIROS, SIMPLES E DE BAIXO CUSTO. DESTA FORMA, ACREDITAMOS QUE AS DISCUSSÕES VIVENCIADAS POR MEIO DESSA ATIVIDADE, POSSAM DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, ALÉM DE FACILITAR A APRENDIZAGEM DE TEMAS RELACIONADOS A ESTRUTURA E FUNÇÃO DO DNA. OUTRO ASPECTO DE GRANDE RELEVÂNCIA É QUE A ATIVIDADE PRÁTICA PROPOSTA, PERMITE INCENTIVAR A ÓTICA DA EXPERIMENTAÇÃO CIENTÍFICA AOS ALUNOS, SENDO DE GRANDE IMPACTO NO ENSINO DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS. VALE A PENA RESSALTARMOS, QUE ESSA PROPOSTA METODOLÓGICA PODE SER ADAPTADA PARA O ENSINO VIRTUAL, OU SEMIPRESENCIAL, SENDO UMA REALIDADE PRESENTE NOS DIAS DE HOJE EM DETRIMENTO A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2).

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