Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A METODOLOGIA ATIVA WEBQUEST: UMA INVESTIGAÇÃO EM REDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: METODOLOGIA ATIVA, WEBQUEST, ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE REGISTRO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS RESULTADOS IMPORTANTES DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA APRESENTA A WEBQUEST PULSEIRA ULTRASSENSÍVEL PARA DIABÉTICO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA CAPAZ DE AUXILIAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA, ONDE O PROFESSOR TEM A OPORTUNIDADE DE INICIAR OS ESTUDANTES NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DO RECURSO EDUCACIONAL QUE UTILIZA A INTERNET COMO UMA TESSITURA NA ELABORAÇÃO DE CONCEITOS. O TEOR PROPOSTO NA WEBQUEST REFERE-SE A TÉCNICA DO DNA RECOMBINANTE, TRAZENDO DESCOBERTAS ACERCA DA BIOTECNOLOGIA A FAVOR DA SOCIEDADE. A METODOLOGIA UTILIZADA É DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, PAUTADA NOS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-AÇÃO, COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO PARA A COLETA DE DADOS, CUJO ENFOQUE ERA BIOTECNOLOGIA. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE A INTERAÇÃO COM AS TECNOLOGIAS TRAZ MAIS AUTONOMIA AOS ESTUDANTES NA ELABORAÇÃO E APREENSÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS QUE ORA SÃO APRESENTADOS NO COTIDIANO ESCOLAR.

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