Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CADEIA ALIMENTAR

Palavra-chaves: CADEIA ALIMENTAR, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENSINO FUNDAMENTAL., , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77024
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 2324
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CADEIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "O ENSINO DE ECOLOGIA TEM POR OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A DINÂMICA E O FUNCIONAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS, CONTRIBUINDO COM UM ENTENDIMENTO COM MAIS REFLEXÃO. NO ENTANTO, AO ENSINAR ECOLOGIA, EVIDENCIA-SE A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A CADEIA ALIMENTAR, ESSES PROCESSOS, QUE PODEM SER RELEVANTES PARA NOVOS CONHECIMENTOS. NO SENTIDO DE IDENTIFICAR ESTRUTURAS COGNITIVAS PRÉVIAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS SOBRE O TEMA EM UM GRUPO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO DO DIAGNÓSTICO REVELOU QUE OS ALUNOS POSSUEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELEVANTES QUE PODERÃO SERVIR DE APOIO PARA ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS SOBRE ECOLOGIA, ESPECIALMENTE SOBRE AS CADEIAS ALIMENTARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CADEIA ALIMENTAR, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENSINO FUNDAMENTAL., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2324_14102021141633.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monicamartins_br@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77024
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 327
    "inscrito_id" => 2324
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE CADEIA ALIMENTAR"
    "resumo" => "O ENSINO DE ECOLOGIA TEM POR OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A DINÂMICA E O FUNCIONAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS, CONTRIBUINDO COM UM ENTENDIMENTO COM MAIS REFLEXÃO. NO ENTANTO, AO ENSINAR ECOLOGIA, EVIDENCIA-SE A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A CADEIA ALIMENTAR, ESSES PROCESSOS, QUE PODEM SER RELEVANTES PARA NOVOS CONHECIMENTOS. NO SENTIDO DE IDENTIFICAR ESTRUTURAS COGNITIVAS PRÉVIAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS SOBRE O TEMA EM UM GRUPO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO DO DIAGNÓSTICO REVELOU QUE OS ALUNOS POSSUEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELEVANTES QUE PODERÃO SERVIR DE APOIO PARA ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS SOBRE ECOLOGIA, ESPECIALMENTE SOBRE AS CADEIAS ALIMENTARES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "CADEIA ALIMENTAR, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, ENSINO FUNDAMENTAL., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2324_14102021141633.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA"
    "autor_email" => "monicamartins_br@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE ECOLOGIA TEM POR OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A DINÂMICA E O FUNCIONAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS, CONTRIBUINDO COM UM ENTENDIMENTO COM MAIS REFLEXÃO. NO ENTANTO, AO ENSINAR ECOLOGIA, EVIDENCIA-SE A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A CADEIA ALIMENTAR, ESSES PROCESSOS, QUE PODEM SER RELEVANTES PARA NOVOS CONHECIMENTOS. NO SENTIDO DE IDENTIFICAR ESTRUTURAS COGNITIVAS PRÉVIAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS SOBRE O TEMA EM UM GRUPO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO DO DIAGNÓSTICO REVELOU QUE OS ALUNOS POSSUEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELEVANTES QUE PODERÃO SERVIR DE APOIO PARA ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS SOBRE ECOLOGIA, ESPECIALMENTE SOBRE AS CADEIAS ALIMENTARES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.