Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76916
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 1707
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015"
    "resumo" => "AS MUDANÇAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DA SOCIEDADE IMPACTAM DE MANEIRA DIRETA E INDIRETA O CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERDISCIPLINARIDADE E UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015 COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O REPENSAR DESSA FORMAÇÃO AINDA PAUTADA NO ENSINO TRADICIONAL. PARA ISSO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTAMOS, COMO METODOLOGIA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E PROCURAMOS RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO COMO A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 APRESENTA O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS CORRELATOS? COM BASE NO DOCUMENTO OFICIAL, BUSCAMOS AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARIDADE A FIM DE VERIFICAR SE ESTAS ESTAVAM PRESENTES NO CORPO DO TEXTO DO DOCUMENTO E, POSTERIORMENTE, EM QUE CONTEXTO APRESENTAVAM-SE. IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DESSAS PALAVRAS-CHAVE E ENCONTRAMOS MAIS UMA PALAVRA-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E VERIFICAMOS QUE ESTAS APRESENTAM-SE POR VEZES NOS MESMOS CONTEXTOS E EM CONTEXTOS DIFERENTES E QUE TODAS ESTÃO RELACIONADAS ENTRE SI. OBSERVAMOS AINDA QUE AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E INTERDISCIPLINARIDADE ESTÃO LIGADAS ENTRE SI DIANTE DOS CONTEXTOS EM QUE SE APRESENTAM E INDICAM QUE A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS DEVE SER PAUTADA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ENTRETANTO NÃO INDICA COMO DEVE SER REALIZADA. PORTANTO, APONTAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER REPENSADA NA E PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E ENTENDEMOS QUE ESSE PROCESSO DÁ-SE DE FORMA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1707_28092021210112.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DAMEAO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "apdameao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76916
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 151
    "inscrito_id" => 1707
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNECP 22015"
    "resumo" => "AS MUDANÇAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DA SOCIEDADE IMPACTAM DE MANEIRA DIRETA E INDIRETA O CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERDISCIPLINARIDADE E UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015 COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O REPENSAR DESSA FORMAÇÃO AINDA PAUTADA NO ENSINO TRADICIONAL. PARA ISSO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTAMOS, COMO METODOLOGIA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E PROCURAMOS RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO COMO A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 APRESENTA O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS CORRELATOS? COM BASE NO DOCUMENTO OFICIAL, BUSCAMOS AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARIDADE A FIM DE VERIFICAR SE ESTAS ESTAVAM PRESENTES NO CORPO DO TEXTO DO DOCUMENTO E, POSTERIORMENTE, EM QUE CONTEXTO APRESENTAVAM-SE. IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DESSAS PALAVRAS-CHAVE E ENCONTRAMOS MAIS UMA PALAVRA-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E VERIFICAMOS QUE ESTAS APRESENTAM-SE POR VEZES NOS MESMOS CONTEXTOS E EM CONTEXTOS DIFERENTES E QUE TODAS ESTÃO RELACIONADAS ENTRE SI. OBSERVAMOS AINDA QUE AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E INTERDISCIPLINARIDADE ESTÃO LIGADAS ENTRE SI DIANTE DOS CONTEXTOS EM QUE SE APRESENTAM E INDICAM QUE A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS DEVE SER PAUTADA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ENTRETANTO NÃO INDICA COMO DEVE SER REALIZADA. PORTANTO, APONTAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER REPENSADA NA E PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E ENTENDEMOS QUE ESSE PROCESSO DÁ-SE DE FORMA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INTERDISCIPLINARIDADE, DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1707_28092021210112.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA DAMEAO"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "apdameao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL (UFMS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

AS MUDANÇAS NOS DIVERSOS CONTEXTOS DA SOCIEDADE IMPACTAM DE MANEIRA DIRETA E INDIRETA O CONTEXTO EDUCACIONAL. NESTE SENTIDO, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TANTO INICIAL QUANTO A CONTINUADA. ESTE ARTIGO APRESENTA ALGUMAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INTERDISCIPLINARIDADE E UMA ANÁLISE PRELIMINAR DA RESOLUÇÃO CNE/CP 2/2015 COM O INTUITO DE CONTRIBUIR PARA O REPENSAR DESSA FORMAÇÃO AINDA PAUTADA NO ENSINO TRADICIONAL. PARA ISSO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ADOTAMOS, COMO METODOLOGIA, A ANÁLISE DOCUMENTAL E PROCURAMOS RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO COMO A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 1º DE JULHO DE 2015 APRESENTA O TERMO INTERDISCIPLINARIDADE E SEUS CORRELATOS? COM BASE NO DOCUMENTO OFICIAL, BUSCAMOS AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO CONTINUADA, INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARIDADE A FIM DE VERIFICAR SE ESTAS ESTAVAM PRESENTES NO CORPO DO TEXTO DO DOCUMENTO E, POSTERIORMENTE, EM QUE CONTEXTO APRESENTAVAM-SE. IDENTIFICAMOS A PRESENÇA DESSAS PALAVRAS-CHAVE E ENCONTRAMOS MAIS UMA PALAVRA-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA E VERIFICAMOS QUE ESTAS APRESENTAM-SE POR VEZES NOS MESMOS CONTEXTOS E EM CONTEXTOS DIFERENTES E QUE TODAS ESTÃO RELACIONADAS ENTRE SI. OBSERVAMOS AINDA QUE AS PALAVRAS-CHAVE FORMAÇÃO INICIAL E INTERDISCIPLINARIDADE ESTÃO LIGADAS ENTRE SI DIANTE DOS CONTEXTOS EM QUE SE APRESENTAM E INDICAM QUE A FORMAÇÃO DESSES PROFISSIONAIS DEVE SER PAUTADA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR, ENTRETANTO NÃO INDICA COMO DEVE SER REALIZADA. PORTANTO, APONTAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE SER REPENSADA NA E PARA A INTERDISCIPLINARIDADE E ENTENDEMOS QUE ESSE PROCESSO DÁ-SE DE FORMA INTRAPESSOAL E INTERPESSOAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.