ESTE ARTIGO VISA VERIFICAR A IMPORTÂNCIA DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS AMAZÔNICOS, COMO UM POTENCIAL PEDAGÓGICO PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PARA TANTO, REALIZOU-SE LEITURAS E O MAPEAMENTO DE DEZ PRODUÇÕES ACADÊMICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA (PPGEEC), DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE OS ESPAÇOS EDUCATIVOS SÃO IMPORTANTES PARA DESENVOLVERMOS A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, TODAVIA, SALIENTAMOS O PAPEL FUNDAMENTAL DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR NESTE PROCESSO, DESDE A PREPARAÇÃO DA VISITA GUIADA, A ORGANIZAÇÃO DOS OBJETIVOS, BEM COMO NA CONDUÇÃO DA AULA/ATIVIDADES NESSES ESPAÇOS. ASSIM, VERIFICAMOS QUE TEMOS MUITOS ESPAÇOS NÃO FORMAIS AMAZÔNICOS, SENDO POSSÍVEL DINAMIZAR O FAZER DOCENTE EM PROL DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.