APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77098 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 2273 "titulo" => "APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => """ UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE \r\n DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO \r\n CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES \r\n EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA\r\n SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O \r\n PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA \r\n NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ \r\n QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS\r\n OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS \r\n UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS, \r\n CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS \r\n RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO \r\n PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O \r\n ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À \r\n NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO, \r\n FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA\r\n DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A \r\n PANDEMIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2273_14102021173941.pdf" "created_at" => "2021-12-06 15:49:48" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL MARIA ROCHA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabelmra@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77098 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 334 "inscrito_id" => 2273 "titulo" => "APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => """ UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE \r\n DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO \r\n CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES \r\n EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA\r\n SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O \r\n PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA \r\n NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ \r\n QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS\r\n OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS \r\n UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS, \r\n CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS \r\n RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO \r\n PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O \r\n ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À \r\n NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO, \r\n FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA\r\n DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A \r\n PANDEMIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2273_14102021173941.pdf" "created_at" => "2021-12-06 15:49:48" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL MARIA ROCHA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ISABEL" "autor_email" => "isabelmra@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }