Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77098
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 2273
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE \r\n
      DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO \r\n
      CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES \r\n
      EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA\r\n
      SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O \r\n
      PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA \r\n
      NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ \r\n
      QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS\r\n
      OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS \r\n
      UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS, \r\n
      CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS \r\n
      RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO \r\n
      PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O \r\n
      ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À \r\n
      NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO, \r\n
      FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA\r\n
      DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A \r\n
      PANDEMIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2273_14102021173941.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL MARIA ROCHA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabelmra@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77098
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 2273
    "titulo" => "APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE \r\n
      DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO \r\n
      CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES \r\n
      EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA\r\n
      SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O \r\n
      PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA \r\n
      NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ \r\n
      QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS\r\n
      OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS \r\n
      UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS, \r\n
      CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS \r\n
      RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO \r\n
      PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O \r\n
      ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À \r\n
      NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO, \r\n
      FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA\r\n
      DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A \r\n
      PANDEMIA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, AULAS REMOTAS, ENSINO SUPERIOR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA101_ID2273_14102021173941.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL MARIA ROCHA ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL"
    "autor_email" => "isabelmra@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

UM DOS MÉTODOS UTILIZADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SÃO AS AULAS PRÁTICAS, CAPAZES DE DESPERTAR A CURIOSIDADE PELA CIÊNCIA PELOS ALUNOS, TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19, FOI NECESSÁRIA UMA ADAPTAÇÃO AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS QUE ESTAVAM EM VIGOR, E O ENSINO REMOTO FOI ADOTADO COMO ALTERNATIVA PARA SUPRIR A FALTA DAS AULAS PRESENCIAIS. O OBJETIVO DO TRABALHO FOI VERIFICAR COMO ESTÁ SENDO O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NO FORMATO REMOTO NA OPINIÃO DOS DISCENTES. PRODUZIU-SE UM QUESTIONÁRIO COM DEZ QUESTÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NO FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS). AS COLETAS DE DADOS OCORRERAM ENTRE OS MESES MAIO A JULHO DE 2021. FORAM ENTREVISTADOS 24 ALUNOS DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TERESINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. CONFORME OS DADOS ANALISADOS, CERCA DE 80% CONCORDAM QUE A ATUAL DIRETRIZ DE ENSINO REMOTO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM SUAS RESPECTIVAS REALIDADES, AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES SÃO VOLTADAS PARA O ENSINO PRESENCIAL, EM DECORRÊNCIA DE QUE MUITOS DOCENTES NÃO TIVERAM FORMAÇÃO PARA LIDAREM COM O ENSINO ATRAVÉS DE PLATAFORMAS VIRTUAIS. OS ESTUDANTES RELATARAM DIFICULDADES EM SE ADAPTAR À NOVA REALIDADE, A FALTA DE ACESSO À INTERNET É O PRINCIPAL OBSTÁCULO ENFRENTADO, ENTRETANTO, FORAM APRESENTADAS ALGUMAS VANTAGENS COMO A COMODIDADE DE ESTUDAR EM CASA. ESTA PESQUISA DEMONSTRA A FALTA DE INFRAESTRUTURA PARA A UTILIZAÇÃO DA REDE REMOTA DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.