Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, Comunicação Oral (CO) AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76930
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEBATER SOBRE AS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O NA MEDIA??O DOCENTE E NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NO ENSINO DE CI?NCIAS. MOVIDO PELO QUESTIONAMENTO ?DE QUE MODO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM COLABORAR NAS PR?TICAS DOCENTES NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CI?NCIAS??, ESTE ESTUDO SE APOIAR? NOS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E SEGUIR? UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO EM VISTA QUE TAL ABORDAGEM ? A MAIS APROPRIADA PARA INVESTIGAR O QUESTIONAMENTO PROPOSTO E ABORDAR SOBRE O OBJETO DE INVESTIGA??O DO PONTO DE VISTA EPISTEMOL?GICO E SUBJETIVO. SABE-SE QUE A CHEGADA E PERMAN?NCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) EM TODOS OS SETORES SOCIAIS ? UMA REALIDADE NOT?RIA. COM ISSO, A NECESSIDADE DO SEU USO TEM SE CARACTERIZADO CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS E N?O ? DIFERENTE NO ?MBITO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ?REA QUE EXIGE UM CERTO GRAU DE ABSTRA??O PARA A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS CIENT?FICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO DEMOSTRAM QUE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PODE RESULTAR EM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO, NO ENTANTO, TAL USO DEVE ESTAR ACRESCIDO DE MUDAN?AS METODOL?GICAS E DE OBJETIVOS DIRECIONADOS PARA QUE SE EFETIVE A INSER??O APROPRIADA DESTES APARATOS NO ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, A PROMO??O DE UMA PR?TICA INOVADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA107_ID465_29092021144948.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76930
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 171
    "inscrito_id" => 465
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE AS POSSIBILIDADES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEBATER SOBRE AS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O NA MEDIA??O DOCENTE E NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NO ENSINO DE CI?NCIAS. MOVIDO PELO QUESTIONAMENTO ?DE QUE MODO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM COLABORAR NAS PR?TICAS DOCENTES NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CI?NCIAS??, ESTE ESTUDO SE APOIAR? NOS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E SEGUIR? UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO EM VISTA QUE TAL ABORDAGEM ? A MAIS APROPRIADA PARA INVESTIGAR O QUESTIONAMENTO PROPOSTO E ABORDAR SOBRE O OBJETO DE INVESTIGA??O DO PONTO DE VISTA EPISTEMOL?GICO E SUBJETIVO. SABE-SE QUE A CHEGADA E PERMAN?NCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) EM TODOS OS SETORES SOCIAIS ? UMA REALIDADE NOT?RIA. COM ISSO, A NECESSIDADE DO SEU USO TEM SE CARACTERIZADO CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS E N?O ? DIFERENTE NO ?MBITO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ?REA QUE EXIGE UM CERTO GRAU DE ABSTRA??O PARA A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS CIENT?FICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO DEMOSTRAM QUE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PODE RESULTAR EM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO, NO ENTANTO, TAL USO DEVE ESTAR ACRESCIDO DE MUDAN?AS METODOL?GICAS E DE OBJETIVOS DIRECIONADOS PARA QUE SE EFETIVE A INSER??O APROPRIADA DESTES APARATOS NO ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, A PROMO??O DE UMA PR?TICA INOVADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Novas tecnologias, Cultura Digital e Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO APRENDIZAGEM, PRÁTICA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA107_ID465_29092021144948.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA MARTINS"
    "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEBATER SOBRE AS CONTRIBUI??ES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O NA MEDIA??O DOCENTE E NAS PR?TICAS PEDAG?GICAS NO ENSINO DE CI?NCIAS. MOVIDO PELO QUESTIONAMENTO ?DE QUE MODO AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PODEM COLABORAR NAS PR?TICAS DOCENTES NO QUE SE REFERE AO ENSINO DE CI?NCIAS??, ESTE ESTUDO SE APOIAR? NOS PRECEITOS DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E SEGUIR? UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO EM VISTA QUE TAL ABORDAGEM ? A MAIS APROPRIADA PARA INVESTIGAR O QUESTIONAMENTO PROPOSTO E ABORDAR SOBRE O OBJETO DE INVESTIGA??O DO PONTO DE VISTA EPISTEMOL?GICO E SUBJETIVO. SABE-SE QUE A CHEGADA E PERMAN?NCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) EM TODOS OS SETORES SOCIAIS ? UMA REALIDADE NOT?RIA. COM ISSO, A NECESSIDADE DO SEU USO TEM SE CARACTERIZADO CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DAS PESSOAS E N?O ? DIFERENTE NO ?MBITO ESCOLAR, SOBRETUDO, NO ENSINO DE CI?NCIAS, ?REA QUE EXIGE UM CERTO GRAU DE ABSTRA??O PARA A COMPREENS?O DOS CONTE?DOS CIENT?FICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO DEMOSTRAM QUE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PODE RESULTAR EM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS NO ENSINO, NO ENTANTO, TAL USO DEVE ESTAR ACRESCIDO DE MUDAN?AS METODOL?GICAS E DE OBJETIVOS DIRECIONADOS PARA QUE SE EFETIVE A INSER??O APROPRIADA DESTES APARATOS NO ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, A PROMO??O DE UMA PR?TICA INOVADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.