Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: ENFOQUE CTS, LIXO ELETRÔNICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS., Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76997
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 2305
    "titulo" => "PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENFOQUE CTS, LIXO ELETRÔNICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID2305_12102021221624.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE"
    "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76997
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 2305
    "titulo" => "PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENFOQUE CTS, LIXO ELETRÔNICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID2305_12102021221624.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LAIANE"
    "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.