TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA.