PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76997 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 2305 "titulo" => "PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "ENFOQUE CTS, LIXO ELETRÔNICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID2305_12102021221624.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76997 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 2305 "titulo" => "PROBLEMAS AMBIENTAIS E EDUCAÇÃO CTS: UMA ABORDAGEM SOBRE O LIXO ELETRÔNICO NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "TORNA-SE CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO TENHA CONHECIMENTO DO AVANÇO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E QUE SEJA CAPAZ DE AGIR CRITICAMENTE FRENTE AOS IMPACTOS QUE ESSE DESENVOLVIMENTO POSSA TRAZER AO MEIO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, ESTUDOS APONTAM A NECESSIDADE DE INSERÇÃO DO ENFOQUE CTS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES COMO MEIO PARA TRABALHAR ESSAS QUESTÕES, VISTO QUE ESTA PERSPECTIVA TEM COMO OBJETIVO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS E TOMADA DE DECISÕES RESPONSÁVEIS SOBRE QUESTÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA SOCIEDADE. ASSIM, OBJETIVO DESTA PESQUISA É PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - SD PARA ABORDAGEM DO TEMA LIXO ELETRÔNICO COM ENFOQUE CTS UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - TDC DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS. A SD FOI ELABORADA PENSANDO A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA QUE SOFRE COM PROBLEMAS PROVENIENTES DO LIXÃO A CÉU ABERTO, ESTÁ VOLTADA PARA O PÚBLICO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAUTADA NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE DEMERVAL SAVIANI (1997). ESPERA-SE COM ESTA SEQUÊNCIA QUE OS (AS) ALUNAS (OS) COMPREENDAM A REALIDADE E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS EM SEU CONTEXTO, QUE CONHEÇAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA ORIUNDOS DO DESCARTE INADEQUADO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS, BEM COMO, QUE REFLITAM SOBRE ESSES PROBLEMAS, ATUEM DE FORMA CRÍTICA, PROBLEMATIZEM E TRANSFORMEM A REALIDADE VIVENCIADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => "ENFOQUE CTS, LIXO ELETRÔNICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA110_ID2305_12102021221624.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIANE MORAIS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LAIANE" "autor_email" => "laiane_morais@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }