SOARES, Adione Silva. O ensino de química e a modalidade remota: desafios e avanços. Anais do VI CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/77041>. Acesso em: 22/12/2024 14:30
ESTE TRABALHO CONSISTE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, DESENVOLVIDO NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA FRANCISCO MARQUES DE MELO, NA DISCIPLINA DE QUÍMICA, COM TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO ANO DE 2020. O ENSINO DE QUÍMICA DE MODO REMOTO APRESENTA ENTRE OS DESAFIOS, A FALTA DE AMBIENTE ADEQUADO PARA A REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS, POR EXEMPLO, O LABORATÓRIO DA ESCOLA. DIANTE DISSO, OS OBJETIVOS DESSE PROJETO FORAM PROMOVER A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS A PARTIR DE METODOLOGIAS REPLICÁVEIS DE MODO REMOTO, ASSIM COMO DESPERTAR O AUTODIDATISMO DOS ALUNOS A FIM DE SUPERAR A DESMOTIVAÇÃO PELOS ESTUDOS E DÉFICIT DE APRENDIZAGEM, DIANTE DA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DO COVID-19. AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS UTILIZADAS INCLUEM AULAS ONLINE E ATIVIDADES REMOTAS ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, CLASSROOM, WHITEBOARD, APLICATIVOS INTERATIVOS COMO QUIZIZ, SIMULADOR PHET COLORADO, PRODUÇÃO DE CARTAZES DIGITAIS, APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIO E PRÁTICAS EXPERIMENTAIS ACESSÍVEIS AOS ALUNOS. CONSIDERA-SE QUE, MESMO DIANTE DOS DESAFIOS APRESENTADOS PELA EQUIPE ESCOLAR NESSA FASE DE PANDEMIA, A OFERTA DO ENSINO REMOTO PROPORCIONOU UMA ALTERNATIVA EXITOSA PARA A REDE DE ENSINO, POIS SE ADAPTOU À REALIDADE DE TODOS E NÃO PERMITIU A PERCA DO ANO LETIVO. MOSTROU AINDA QUE A PEDAGOGIA DA PRESENÇA TEM GRANDE INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS, UMA VEZ QUE O CONTATO ENTRE DISCENTES E DOCENTES, MESMO QUE REMOTO, MANTÉM O VÍNCULO ENTRE AMBOS E CONTRIBUI PARA A PERMANÊNCIA E FREQUÊNCIA NAS ATIVIDADES REMOTAS.