AO LONGO DOS ANOS O ENSINO DA FÍSICA TEM BUSCADO CAMINHOS PARA ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM. NESSE QUADRO, O PRESENTE TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA E FUNDAMENTADA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (TAS) DE DAVID AUSUBEL, TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RECORTE DE PESQUISA DE MESTRADO SOBRE AS POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NA ABORDAGEM STEAM (SCIENCE, TECHNOLOGY, ENGINEERING, AND MATHEMATICS) PARA O ESTUDO DA BIOMECÂNICA. ESSA TEMÁTICA, APESAR DE POUCO CONHECIDA NO ENSINO MÉDIO, RETRATA AS LEIS FÍSICAS AGINDO SOBRE O CORPO HUMANO. APENAS ABORDADA EM NÍVEL SUPERIOR, A BIOMECÂNICA É TRABALHADA NAS GRADUAÇÕES DAS ÁREAS DE SAÚDE, ENGENHARIAS E ESTÁ PRESENTE EM DIVERSOS VESTIBULARES POR APRESENTAR ESTE VIÉS INTEGRADOR. A FIM DE INSERIR ESSA TEMÁTICA TAMBÉM EM NÍVEL MÉDIO, FOI DESENVOLVIDA UMA SD COM NOVE MOMENTOS DE APRENDIZAGEM. PARTINDO DO LEVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS INVESTIGADOS, FORAM DESENVOLVIDAS ESTRATÉGIAS BASEADAS EM ATIVIDADES LÚDICAS "EXPLORANDO A CIÊNCIA PELA INTERDISCIPLINARIDADE" E "MEU PÉ NO CHÃO"; AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS COM AUXÍLIO DE SIMULADOR E DOS APLICATIVOS VIRTUALPRO E PHYSIOCODE; DESAFIO FINAL DE CRIAÇÃO DE UM SITE EDUCACIONAL. TODA A SEQUÊNCIA PREVÊ APLICAÇÃO NO FORMATO DE ENSINO HÍBRIDO, PROPONDO UM APRENDIZADO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA POR MEIO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COM A TEMÁTICA BIOMECÂNICA. POR MEIO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS SOBRE OS MOVIMENTOS E PROBLEMAS MUSCULARES DO CORPO HUMANO, ESPERA-SE MOTIVAR OS ALUNOS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS FÍSICOS ABORDADOS, BEM COMO AO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS QUE CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DO CORPO.