A IMAGEM, POR SI SÓ, PODE REPRESENTAR OU CONVERTER SÍMBOLOS VERBAIS EM SÍMBOLOS VISUAIS, ESTANDO APTA A TRANSMITIR DETERMINADAS INTERPRETAÇÕES QUANDO O LEITOR A RELACIONA COM O CONTEXTO VISUAL DA IMAGEM. DESSA FORMA, ACREDITAMOS QUE A IMAGEM VIRTUAL COM CONTEÚDO MATEMÁTICO PODE IR ALÉM, POIS, ELAS TAMBÉM REPRESENTAM OS SÍMBOLOS VISUAIS DESSAS ATIVIDADES EM FUNÇÃO DE SUAS ESTRUTURAS, CARACTERÍSTICAS, OBJETIVOS E CONCEITOS QUE AS ATIVIDADES SÃO, NORMALMENTE, FORMULADAS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO AS ATIVIDADES MATEMÁTICAS QUE ESTÃO CODIFICADAS EM IMAGENS VIRTUAIS PODEM CONTRIBUIR PARA A MOBILIZAÇÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. PARA REALIZARMOS NOSSA PESQUISA, APLICAMOS ALGUMAS ATIVIDADES EM TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS APONTARAM QUE POR MEIO DESSES PROCESSOS QUE ENVOLVEM CODIFICAÇÕES PARA A LEITURA E COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS QUE POSSUEM VARIÁVEIS COGNITIVAS, TANTO PARA AS CONVERSÕES QUANTO PARA OS TRATAMENTOS, NESSAS IMAGENS VIRTUAIS, PODEM OCORRER TRANSFORMAÇÕES DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS QUE PODEM MOBILIZAR VÁRIAS REPRESENTAÇÕES DIFERENTES PARA QUE O VISUALIZADOR POSSA CONSEGUIR REPRESENTAR OS MESMOS OBJETOS.