DISCUSSÕES ENVOLVENDO AS RELAÇÕES ENTRE PAIS E FILHOS E SUAS REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE GANHAM DESTAQUE NA ATUALIDADE. OS ARRANJOS FAMILIARES, ACOMETIDOS POR TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS, CULTURAIS E SOCIAIS, VÊM APRESENTANDO MODIFICAÇÕES SIGNIFICATIVAS NAS SUAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO, POSSIBILITANDO O SURGIMENTO DE NOVOS MODELOS DE FAMÍLIA, AS MONOPARENTAIS, UNIPESSOAIS E RECOMPOSTAS, QUE IMPACTARAM, TAMBÉM, NA CONSTITUIÇÃO DE NOVOS PAPÉIS A SEREM DESEMPENHADOS PELOS PAIS E MÃES DENTRO DO AMBIENTE FAMILIAR. PORÉM, APESAR DAS MUDANÇAS OBSERVADAS NA MATERNIDADE E PATERNIDADE, ESTUDOS INDICAM A MÃE COMO PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO CUIDADO E CRIAÇÃO DOS FILHOS. POSTO ISSO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS RELAÇÕES PARENTAIS ENTRE PAI E FILHOS ADOLESCENTES, DO PONTO DE VISTA PATERNO, BUSCANDO CARACTERIZAR O CONJUNTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, QUEM FREQUENTEMENTE ORIENTA E COMO É DADA ESSA ORIENTAÇÃO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 15 PAIS DE ADOLESCENTES, COM IDADE VARIANDO ENTRE 40 E 50 ANOS, RESIDENTES NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB, COM RENDA FAMILIAR ACIMA DE DOIS SALÁRIOS MÍNIMOS. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO SOCIODEMOGRÁFICO E DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. AS ENTREVISTAS FORAM ANALISADAS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO BARDINIANA. DIANTE DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL EVIDENCIAR O OLHAR DO PAI ACERCA DA RELAÇÃO COM SEUS FILHOS, REVELANDO A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA PATERNA, ALÉM DE CONFIGURAR A MÃE COMO AQUELA QUE, FREQUENTEMENTE, EDUCA NA RELAÇÃO PARENTAL, MESMO QUE LENTAMENTE, O PAI PARTICIPE DA EDUCAÇÃO E DO CUIDADO COM OS FILHOS.