ESTA PESQUISA TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO APROXIMAR O ENSINO DE QUÍMICA DO COTIDIANO DO DISCENTE, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DE ENSINO SOBRE ALIMENTOS ORGÂNICOS, DE MODO A ENSINAR O CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE SOLEDADE-PB. OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA PESQUISA FORAM 30 ESTUDANTES DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO QUE POSSUÍAM IDADE ENTRE 14 E 18 ANOS. A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UMA INTERVENÇÃO DE ENSINO PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS E COMO ESSAS FUNÇÕES SE ENCONTRAM PRESENTES NOS ALIMENTOS. A MESMA FOI APLICADA EM 4 MOMENTOS, OS QUAIS RESULTARAM EM 10 AULAS DE 45 MINUTOS CADA UMA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARTIU DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS. O PRIMEIRO CONTINHA DUAS QUESTÕES OBJETIVAS RETIRADAS DA MATRIZ DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)/ VESTIBULARES E ESTAVAM RELACIONADOS À VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO. O SEGUNDO CONTINHA UMA QUESTÃO SUBJETIVA, E ESTAVA RELACIONADO À VERIFICAÇÃO DA INTERVENÇÃO DE ENSINO APLICADA. PARA A INVESTIGAÇÃO DESTAS QUESTÕES, FORAM FEITAS ANÁLISES DE CONTEÚDOS DOS DADOS OBTIDOS SEGUNDO O APORTE TEÓRICO DE BARDIN (2011). COM OS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ENSINO DO CONTEÚDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DO TEMA GERADOR “FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS” APRESENTOU CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES PARA A DISCIPLINA DE QUÍMICA, HAJA VISTA QUE QUE TRABALHAR COM METODOLOGIAS QUE ABORDEM TEMAS DO COTIDIANO CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE QUÍMICA.