A MANEIRA DE DEBATER E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO AMBIENTAL DA ATUALIDADE PERPASSA PELA VISÃO DE MUNDO E DE MEIO AMBIENTE, QUE SÃO CONSTRUÇÕES INDIVIDUAIS FORTEMENTE INFLUENCIADAS PELAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. TAIS VISÕES PODEM SER COMPREENDIDAS NO BOJO DAS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE AMPARADAS POR SAUVÉ (1997), SATO (2004) E REIGOTA (2010). O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TRANSCORRER DE INTERAÇÕES DIALÓGICO COMUNICATIVAS. TENDO COMO GUIA A ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO COMUNICATIVA, (GÓMEZ, ET AL, 2006), QUE TEM A LINGUAGEM, A INTERSUBJETIVIDADE E A DIALOGICIDADE COMO PONTOS ESTRUTURANTES PARA UMA INTERAÇÃO HORIZONTALIZADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM AS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E OS GRUPOS DE DISCUSSÃO COMUNICATIVOS (GDC). OS RESULTADOS OBSERVADOS DEMONSTRARAM QUE NO DECORRER DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS OCORRERAM RECONSTRUÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS INICIALMENTE PELOS ESTUDANTES. TAIS TRANSFORMAÇÕES FORAM RESSIGNIFICADAS POR MEIO DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS NOS ENCONTROS DO GDC.