Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E RECONSTRUÇÕES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA

Palavra-chaves: QUESTÃO AMBIENTAL, CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERSPECTIVA CRÍTICA, DIÁLOGO Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76936
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 2164
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E RECONSTRUÇÕES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA"
    "resumo" => "A MANEIRA DE DEBATER E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO AMBIENTAL DA ATUALIDADE PERPASSA PELA VISÃO DE MUNDO E DE MEIO AMBIENTE, QUE SÃO CONSTRUÇÕES INDIVIDUAIS FORTEMENTE INFLUENCIADAS PELAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. TAIS VISÕES PODEM SER COMPREENDIDAS NO BOJO DAS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE AMPARADAS POR SAUVÉ (1997), SATO (2004) E REIGOTA (2010). O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TRANSCORRER DE INTERAÇÕES DIALÓGICO COMUNICATIVAS. TENDO COMO GUIA A ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO COMUNICATIVA, (GÓMEZ, ET AL, 2006), QUE TEM A LINGUAGEM, A INTERSUBJETIVIDADE E A DIALOGICIDADE COMO PONTOS ESTRUTURANTES PARA UMA INTERAÇÃO HORIZONTALIZADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM AS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E OS GRUPOS DE DISCUSSÃO COMUNICATIVOS (GDC). OS RESULTADOS OBSERVADOS DEMONSTRARAM QUE NO DECORRER DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS OCORRERAM RECONSTRUÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS INICIALMENTE PELOS ESTUDANTES. TAIS TRANSFORMAÇÕES FORAM RESSIGNIFICADAS POR MEIO DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS NOS ENCONTROS DO GDC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "QUESTÃO AMBIENTAL, CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERSPECTIVA CRÍTICA, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA_ID2164_30092021191451.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMARA AFONSO CASTILHO"
    "autor_nome_curto" => "LU"
    "autor_email" => "lua.afonso@rede.ulbra.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76936
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 2164
    "titulo" => "CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS E RECONSTRUÇÕES EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA"
    "resumo" => "A MANEIRA DE DEBATER E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO AMBIENTAL DA ATUALIDADE PERPASSA PELA VISÃO DE MUNDO E DE MEIO AMBIENTE, QUE SÃO CONSTRUÇÕES INDIVIDUAIS FORTEMENTE INFLUENCIADAS PELAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. TAIS VISÕES PODEM SER COMPREENDIDAS NO BOJO DAS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE AMPARADAS POR SAUVÉ (1997), SATO (2004) E REIGOTA (2010). O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TRANSCORRER DE INTERAÇÕES DIALÓGICO COMUNICATIVAS. TENDO COMO GUIA A ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO COMUNICATIVA, (GÓMEZ, ET AL, 2006), QUE TEM A LINGUAGEM, A INTERSUBJETIVIDADE E A DIALOGICIDADE COMO PONTOS ESTRUTURANTES PARA UMA INTERAÇÃO HORIZONTALIZADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM AS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E OS GRUPOS DE DISCUSSÃO COMUNICATIVOS (GDC). OS RESULTADOS OBSERVADOS DEMONSTRARAM QUE NO DECORRER DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS OCORRERAM RECONSTRUÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS INICIALMENTE PELOS ESTUDANTES. TAIS TRANSFORMAÇÕES FORAM RESSIGNIFICADAS POR MEIO DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS NOS ENCONTROS DO GDC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental:  No Ensino e na Pesquisa"
    "palavra_chave" => "QUESTÃO AMBIENTAL, CONCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PERSPECTIVA CRÍTICA, DIÁLOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA_ID2164_30092021191451.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIMARA AFONSO CASTILHO"
    "autor_nome_curto" => "LU"
    "autor_email" => "lua.afonso@rede.ulbra.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A MANEIRA DE DEBATER E BUSCAR SOLUÇÕES PARA A QUESTÃO AMBIENTAL DA ATUALIDADE PERPASSA PELA VISÃO DE MUNDO E DE MEIO AMBIENTE, QUE SÃO CONSTRUÇÕES INDIVIDUAIS FORTEMENTE INFLUENCIADAS PELAS VIVÊNCIAS ESCOLARES. TAIS VISÕES PODEM SER COMPREENDIDAS NO BOJO DAS REPRESENTAÇÕES DE MEIO AMBIENTE AMPARADAS POR SAUVÉ (1997), SATO (2004) E REIGOTA (2010). O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TRANSCORRER DE INTERAÇÕES DIALÓGICO COMUNICATIVAS. TENDO COMO GUIA A ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO COMUNICATIVA, (GÓMEZ, ET AL, 2006), QUE TEM A LINGUAGEM, A INTERSUBJETIVIDADE E A DIALOGICIDADE COMO PONTOS ESTRUTURANTES PARA UMA INTERAÇÃO HORIZONTALIZADA ENTRE OS PARTICIPANTES DA PESQUISA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM AS ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E OS GRUPOS DE DISCUSSÃO COMUNICATIVOS (GDC). OS RESULTADOS OBSERVADOS DEMONSTRARAM QUE NO DECORRER DAS INTERAÇÕES COMUNICATIVAS OCORRERAM RECONSTRUÇÕES NAS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE APRESENTADAS INICIALMENTE PELOS ESTUDANTES. TAIS TRANSFORMAÇÕES FORAM RESSIGNIFICADAS POR MEIO DAS DISCUSSÕES E REFLEXÕES PROMOVIDAS NOS ENCONTROS DO GDC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.