Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PLANTAS MEDICINAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76986
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 1793
    "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL DESDE 2020 VEM SOFRENDO DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, POR?M A EDUCA??O DO PA?S N?O PODE PARAR, CONSEQUENTEMENTE NOVAS METODOLOGIAS SURGIRAM PARA AUXILIAR OS DOCENTES. PENSANDO NISTO O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE FORMA REMOTA PARA O ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NO ?LTIMO ANO DO ENSINO M?DIO UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ABORDAGEM TEM?TICA. A EXECU??O DA PROPOSTA FOI CONDUZIDA VIA GOOGLE MEET ONDE INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO AFIM DE COLETAR DADOS DO CONHECIMENTO PR?VIO DOS ALUNOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. A PARTIR DESTAS INFORMA??ES FORAM DESENVOLVIDAS OFICINA TEM?TICAS DE FUN??ES ORG?NICAS TOMANDO COMO EIXO AS PLANTAS MEDICINAIS, J? CONHECIDAS PELOS ALUNOS, E OS SEUS PRINC?PIOS ATIVOS, AO FIM DAS OFICINAS FORAM APLICADOS QUIZZES AVALIATIVOS VERIFICANDO UMA EVOLU??O SIGNIFICATIVA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA. AO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DE TODA A SEQU?NCIA DID?TICA PROPOSTA, REALIZOU-SE A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO DE AVALIA??O DA METODOLOGIA UTILIZADA, A QUAL FOI AVALIADA POSITIVAMENTE POR MAIS DE 90% DA TURMA.  A PROPOSTA TORNOU O APRENDIZADO DE QU?MICA AINDA MAIS EMPOLGANTE, CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR, MINIMIZANDO OS DANOS CAUSADOS AO ENSINO DE CI?NCIAS NUM CONTEXTO DE CARGA HORARIA REDUZIDA E ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLANTAS MEDICINAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1793_11102021184149.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI ANIEL DOS SANTOS VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO!"
    "autor_email" => "agnetht@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76986
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 1793
    "titulo" => "PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AULA REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL DESDE 2020 VEM SOFRENDO DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, POR?M A EDUCA??O DO PA?S N?O PODE PARAR, CONSEQUENTEMENTE NOVAS METODOLOGIAS SURGIRAM PARA AUXILIAR OS DOCENTES. PENSANDO NISTO O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE FORMA REMOTA PARA O ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NO ?LTIMO ANO DO ENSINO M?DIO UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ABORDAGEM TEM?TICA. A EXECU??O DA PROPOSTA FOI CONDUZIDA VIA GOOGLE MEET ONDE INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO AFIM DE COLETAR DADOS DO CONHECIMENTO PR?VIO DOS ALUNOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. A PARTIR DESTAS INFORMA??ES FORAM DESENVOLVIDAS OFICINA TEM?TICAS DE FUN??ES ORG?NICAS TOMANDO COMO EIXO AS PLANTAS MEDICINAIS, J? CONHECIDAS PELOS ALUNOS, E OS SEUS PRINC?PIOS ATIVOS, AO FIM DAS OFICINAS FORAM APLICADOS QUIZZES AVALIATIVOS VERIFICANDO UMA EVOLU??O SIGNIFICATIVA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA. AO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DE TODA A SEQU?NCIA DID?TICA PROPOSTA, REALIZOU-SE A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO DE AVALIA??O DA METODOLOGIA UTILIZADA, A QUAL FOI AVALIADA POSITIVAMENTE POR MAIS DE 90% DA TURMA.  A PROPOSTA TORNOU O APRENDIZADO DE QU?MICA AINDA MAIS EMPOLGANTE, CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR, MINIMIZANDO OS DANOS CAUSADOS AO ENSINO DE CI?NCIAS NUM CONTEXTO DE CARGA HORARIA REDUZIDA E ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLANTAS MEDICINAIS, METODOLOGIA DE ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1793_11102021184149.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YURI ANIEL DOS SANTOS VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "NÃO TENHO!"
    "autor_email" => "agnetht@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O SISTEMA DE ENSINO NO BRASIL DESDE 2020 VEM SOFRENDO DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, POR?M A EDUCA??O DO PA?S N?O PODE PARAR, CONSEQUENTEMENTE NOVAS METODOLOGIAS SURGIRAM PARA AUXILIAR OS DOCENTES. PENSANDO NISTO O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER UMA SEQU?NCIA DID?TICA DE FORMA REMOTA PARA O ENSINO DE QU?MICA ORG?NICA NO ?LTIMO ANO DO ENSINO M?DIO UTILIZANDO AS PLANTAS MEDICINAIS EM UMA ABORDAGEM TEM?TICA. A EXECU??O DA PROPOSTA FOI CONDUZIDA VIA GOOGLE MEET ONDE INICIALMENTE FOI APLICADO UM QUESTION?RIO AFIM DE COLETAR DADOS DO CONHECIMENTO PR?VIO DOS ALUNOS SOBRE PLANTAS MEDICINAIS. A PARTIR DESTAS INFORMA??ES FORAM DESENVOLVIDAS OFICINA TEM?TICAS DE FUN??ES ORG?NICAS TOMANDO COMO EIXO AS PLANTAS MEDICINAIS, J? CONHECIDAS PELOS ALUNOS, E OS SEUS PRINC?PIOS ATIVOS, AO FIM DAS OFICINAS FORAM APLICADOS QUIZZES AVALIATIVOS VERIFICANDO UMA EVOLU??O SIGNIFICATIVA DO APRENDIZADO DOS ALUNOS SOBRE O TEMA. AO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DE TODA A SEQU?NCIA DID?TICA PROPOSTA, REALIZOU-SE A APLICA??O DE UM QUESTION?RIO DE AVALIA??O DA METODOLOGIA UTILIZADA, A QUAL FOI AVALIADA POSITIVAMENTE POR MAIS DE 90% DA TURMA. A PROPOSTA TORNOU O APRENDIZADO DE QU?MICA AINDA MAIS EMPOLGANTE, CONTEXTUALIZADO E INTERDISCIPLINAR, MINIMIZANDO OS DANOS CAUSADOS AO ENSINO DE CI?NCIAS NUM CONTEXTO DE CARGA HORARIA REDUZIDA E ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.