Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, DEFICIÊNCIA VISUAL, MATERIAIS MANIPULÁVIS Pôster (PO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Esta pesquisa iniciou em um projeto OBEDUC (Observatório da Educação) na UEPB em 2013, com um grupo voltado para a educação de deficientes visuais no ensino de Matemática. O grupo é formado por cinco pessoas, sendo uma mestranda, duas professoras que atuam em sala de aula e duas graduandas, ambos em Matemática. Primeiramente, iremos realizar uma oficina para formação de professores na área de deficiência visual, abordando alguns materiais manipuláveis, como o Soroban e o Multiplano. Temos como objetivo apresentar orientações e informações sobre as leis que protegem os alunos com deficiência visual, apresentação dos materiais manipuláveis que poderão servir para auxiliar professores que estiverem trabalhando com alunos deficientes visuais, ou mesmo mostrar os professores novas possibilidades de se estar trabalhando assuntos matemáticos como os materiais, podendo não só ajudar os alunos deficientes como os alunos normais, na compreensão de diversos conteúdos matemáticos. A metodologia que será utilizada neste trabalho é o estudo de caso, pois iremos a partir da formação, para a sala de aula, junto com o professor, para analisar como o aluno deficiente vai aprender usando o Soroban e Multiplano, e após isso, iremos comparar os dados obtidos e verificar com qual material manipulável o aluno obteve uma maior compreensão do conteúdo, se ele teve facilidade em aprender a manipular os materiais, enfim, iremos fazer uma comparação dos dados e verificar se eles trazem benefícios no ensino/aprendizagem dos conteúdos para com os alunos. Esperamos que os materiais representados possam servir para que os professores não se sintam incapazes de ensinar alunos deficientes, que encontrem nos materiais manipuláveis, métodos para conduzir os alunos a uma melhor aprendizagem, e que os alunos possam ter um novo caminho para a aprendizagem.

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