O LUGAR DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7622 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 32331 "titulo" => "O LUGAR DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Geografia tem um papel muito importante no meio escolar, com ela o ser humano passa a construir uma visão critica do seu espaço. Espaço este que pode ser analisado de várias maneiras, o espaço vivido. Além de estabelecer uma visão múltipla de analisar seu cotidiano. A escola tem uma forte responsabilidade de transformar pessoas em cidadãos de bem, e essa responsabilidade tem inicio nos anos iniciais de escola das crianças. E por que não mostrar a geografia com um olhar, mas aprofundado? Usar a alfabetização geográfica como um instrumento de sobrevivência, ensinar a criança a ler e a interpretar o mundo. A geografia escolar deve lidar com as representações da vida dos alunos, sendo necessário sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares. É fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos alunos quanto ao espaço vivido. OBJETIVOS: Analisar a prática de ensino do professor das séries iniciais sobre os conhecimentos geográficos, colher dados e informações sobre processo de alfabetização geográfica nas escolas urbanas de rede pública municipal de Alagoa Nova. METODOLOGIA: Este trabalho está sendo desenvolvido com professores do ensino Fundamental I, do município de Alagoa Nova através de observações de aulas. A ação pedagógica do professor está sendo analisada mediante os conteúdos geográficos aplicados e o entendimento destes por parte dos educandos. No intuito de compreender de melhor maneira, o desenvolvimento do ensino de geografia nas séries iniciais e sua compreensão sobre a geografia. RESULTADOS: A precariedade do ensino de geografia nas series iniciais justifica se pelo desempenho deficitário dos professores e o desinteresse dos alunos pela disciplina, ao fato de que muitos dos professores de geografia não são licenciados para lecionarem a disciplina. Os conteúdos geográficos não são totalmente explorados e as crianças não conseguem compreender facilmente o que os professores explicam. Este fato da - se no desenvolvimento de aulas diretas sem uso mapas ou imagens que dificultam a compreensão do aluno, consequentemente as aulas tornam se monótonas e muitas vezes pouco exploradas. E independente dos anos de exercício no magistério os professores, usam frequentemente o livro didático como material de apoio, se tornando um vicio, pois os professores se acomodam a trabalhar sempre apenas com livro didático. CONCLUSÃO: A alfabetização é um processo de constante desenvolvimento, uma vez que estimula a aprendizagem do indivíduo. Estamos em constante processo de alfabetização, sempre aprendemos e conhecemos algo novo, que de alguma maneira terá significado em nossas vidas, seja pessoal ou social. Uma boa alfabetização geográfica possibilitara o conhecimento do espaço em que vivemos, além da possibilidade de nos tornarmos pessoas criticas, tendo o bom desenvolvimento de analisar diferentes contextos e situações. A falta de conhecimento geográfico além de impossibilitar o desenvolvimentos dos processos supracitados não estimulam uma alfabetização geográfica de qualidade nas séries iniciais, comprometendo o educando no ensino Fundamental II ele encontrara grandes dificuldades de compreensão espacial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PROFESSORES, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_38_15_idinscrito_32331_04730a96ce0706e2f9627b2c57e0b2c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA MIGUEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MIGUEL" "autor_email" => "leticiaehudo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7622 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1727 "inscrito_id" => 32331 "titulo" => "O LUGAR DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: A ALFABETIZAÇÃO ESPACIAL." "resumo" => "INTRODUÇÃO: A Geografia tem um papel muito importante no meio escolar, com ela o ser humano passa a construir uma visão critica do seu espaço. Espaço este que pode ser analisado de várias maneiras, o espaço vivido. Além de estabelecer uma visão múltipla de analisar seu cotidiano. A escola tem uma forte responsabilidade de transformar pessoas em cidadãos de bem, e essa responsabilidade tem inicio nos anos iniciais de escola das crianças. E por que não mostrar a geografia com um olhar, mas aprofundado? Usar a alfabetização geográfica como um instrumento de sobrevivência, ensinar a criança a ler e a interpretar o mundo. A geografia escolar deve lidar com as representações da vida dos alunos, sendo necessário sobrepor o conhecimento do cotidiano aos conteúdos escolares. É fundamental proporcionar situações de aprendizagem que valorizem as referências dos alunos quanto ao espaço vivido. OBJETIVOS: Analisar a prática de ensino do professor das séries iniciais sobre os conhecimentos geográficos, colher dados e informações sobre processo de alfabetização geográfica nas escolas urbanas de rede pública municipal de Alagoa Nova. METODOLOGIA: Este trabalho está sendo desenvolvido com professores do ensino Fundamental I, do município de Alagoa Nova através de observações de aulas. A ação pedagógica do professor está sendo analisada mediante os conteúdos geográficos aplicados e o entendimento destes por parte dos educandos. No intuito de compreender de melhor maneira, o desenvolvimento do ensino de geografia nas séries iniciais e sua compreensão sobre a geografia. RESULTADOS: A precariedade do ensino de geografia nas series iniciais justifica se pelo desempenho deficitário dos professores e o desinteresse dos alunos pela disciplina, ao fato de que muitos dos professores de geografia não são licenciados para lecionarem a disciplina. Os conteúdos geográficos não são totalmente explorados e as crianças não conseguem compreender facilmente o que os professores explicam. Este fato da - se no desenvolvimento de aulas diretas sem uso mapas ou imagens que dificultam a compreensão do aluno, consequentemente as aulas tornam se monótonas e muitas vezes pouco exploradas. E independente dos anos de exercício no magistério os professores, usam frequentemente o livro didático como material de apoio, se tornando um vicio, pois os professores se acomodam a trabalhar sempre apenas com livro didático. CONCLUSÃO: A alfabetização é um processo de constante desenvolvimento, uma vez que estimula a aprendizagem do indivíduo. Estamos em constante processo de alfabetização, sempre aprendemos e conhecemos algo novo, que de alguma maneira terá significado em nossas vidas, seja pessoal ou social. Uma boa alfabetização geográfica possibilitara o conhecimento do espaço em que vivemos, além da possibilidade de nos tornarmos pessoas criticas, tendo o bom desenvolvimento de analisar diferentes contextos e situações. A falta de conhecimento geográfico além de impossibilitar o desenvolvimentos dos processos supracitados não estimulam uma alfabetização geográfica de qualidade nas séries iniciais, comprometendo o educando no ensino Fundamental II ele encontrara grandes dificuldades de compreensão espacial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PROFESSORES, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_38_15_idinscrito_32331_04730a96ce0706e2f9627b2c57e0b2c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA MIGUEL DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MIGUEL" "autor_email" => "leticiaehudo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }