PRÁTICAS HISTORIOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7818 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 3211 "titulo" => "PRÁTICAS HISTORIOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "A forma de uma História e historiografia escritas sob um fio condutor cronológico-linear e eurocêntrica-ocidental é facilmente identificada em vários países do mundo. Por muito tempo, a ideia de que a História mundial fora escrita pela ação e intervenção dos povos europeus na África e no “Novo Mundo” e, consequentemente, a importância considerável que tiveram os grandes nomes, os heróis e os grandes personagens do “velho continente” se fizeram presentes em nosso imaginário e ensino (CARR, 1985). Todavia, a bem da verdade, desde a Revolução provocada pelos Annales, ganhamos a capacidade de criticar. Mas, hoje, não só criticamos, como realizamos uma nova forma de se ver e entender a História. Assim, nós trazemos de volta: as vozes, a riqueza e a cultura de povos e personagens escamoteados da escrita histórica euro-ocidental. Diante disso, com esse trabalho procuraremos evidenciar a cultura africana nas canções da Música Popular Brasileira (MPB) e, em consequência, apontar propostas e possibilidades de sua aplicação nas salas de aula do ensino básico. Tal proposta justifica-se, em primeiro lugar, por colocar em prática os cumprimentos da lei nº 10.639/03 que estipula a obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas públicas. Com efeito, em segundo lugar, em ampliar as opções didático-pedagógicas para o trabalho em sala de aula, procurando contribuir para o processo de crítica e “revisão” histórica e historiográfica do Brasil e do continente africano, visto a sua igual riqueza cultural, patrimonial, social entre outras quanto à dos países euro-ocidentais. Nesse sentido, as pesquisas feitas em torno das obras de Circe Bittencourt (2011) e Marcos Napolitano (2002) nos serviram de referencial teórico-metodológico e nos conduziram a escolha de duas músicas da MPB voltadas para essa temática e, consequentemente, para a possibilidade de sua aplicação na prática docente, a saber, Mama África (1995), do cantor e compositor Chico César e Morro Velho (1977), de Milton Nascimento. Assim, a partir dessas canções, verificamos a importância dessas músicas para o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando as continuidades e/ou rupturas presentes na História e na historiografia, apontando, consequentemente, maneiras e/ou possibilidades de como elas poderão ser utilizadas em sala de aula pelo profissional docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "CULTURA AFRICANA, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_19_14_26_idinscrito_3211_1aadb72e9a5124a1f578abf3f1bcdb1d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALY DE OLIVEIRA DANTAS FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NATHALY" "autor_email" => "nathalymaga@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7818 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 450 "inscrito_id" => 3211 "titulo" => "PRÁTICAS HISTORIOGRÁFICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "A forma de uma História e historiografia escritas sob um fio condutor cronológico-linear e eurocêntrica-ocidental é facilmente identificada em vários países do mundo. Por muito tempo, a ideia de que a História mundial fora escrita pela ação e intervenção dos povos europeus na África e no “Novo Mundo” e, consequentemente, a importância considerável que tiveram os grandes nomes, os heróis e os grandes personagens do “velho continente” se fizeram presentes em nosso imaginário e ensino (CARR, 1985). Todavia, a bem da verdade, desde a Revolução provocada pelos Annales, ganhamos a capacidade de criticar. Mas, hoje, não só criticamos, como realizamos uma nova forma de se ver e entender a História. Assim, nós trazemos de volta: as vozes, a riqueza e a cultura de povos e personagens escamoteados da escrita histórica euro-ocidental. Diante disso, com esse trabalho procuraremos evidenciar a cultura africana nas canções da Música Popular Brasileira (MPB) e, em consequência, apontar propostas e possibilidades de sua aplicação nas salas de aula do ensino básico. Tal proposta justifica-se, em primeiro lugar, por colocar em prática os cumprimentos da lei nº 10.639/03 que estipula a obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas públicas. Com efeito, em segundo lugar, em ampliar as opções didático-pedagógicas para o trabalho em sala de aula, procurando contribuir para o processo de crítica e “revisão” histórica e historiográfica do Brasil e do continente africano, visto a sua igual riqueza cultural, patrimonial, social entre outras quanto à dos países euro-ocidentais. Nesse sentido, as pesquisas feitas em torno das obras de Circe Bittencourt (2011) e Marcos Napolitano (2002) nos serviram de referencial teórico-metodológico e nos conduziram a escolha de duas músicas da MPB voltadas para essa temática e, consequentemente, para a possibilidade de sua aplicação na prática docente, a saber, Mama África (1995), do cantor e compositor Chico César e Morro Velho (1977), de Milton Nascimento. Assim, a partir dessas canções, verificamos a importância dessas músicas para o processo de ensino-aprendizagem, evidenciando as continuidades e/ou rupturas presentes na História e na historiografia, apontando, consequentemente, maneiras e/ou possibilidades de como elas poderão ser utilizadas em sala de aula pelo profissional docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS" "palavra_chave" => "CULTURA AFRICANA, MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_08_2014_19_14_26_idinscrito_3211_1aadb72e9a5124a1f578abf3f1bcdb1d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALY DE OLIVEIRA DANTAS FIGUEIREDO" "autor_nome_curto" => "NATHALY" "autor_email" => "nathalymaga@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }