O ESTUDO TEM POR OBJETIVO AVALIAR O IMPACTO DO DOCUMENTO ELETRÔNICO DE TRANSPORTE – DT-E, NO CONTROLE DE PESO DOS VEÍCULOS NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS, APONTANDO EVENTUAIS MELHORIAS E APRIMORAMENTO, VISTO QUE O PROCESSO HOJE É EXCESSIVAMENTE MANUAL E COM BAIXA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA NA COLETA DE DADOS. FORAM UTILIZADOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS E MAPEAMENTO POR OBSERVAÇÃO, ASSIM COMO PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PESQUISA DOCUMENTAL, A PESQUISA POR ESTUDO DE CASO E A PESQUISA EXPOST-FACTO. PELA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA REALIZADA EM BASES DE PESQUISA NACIONAIS E INTERNACIONAIS, APESAR DO SOBREPESO VEICULAR SER AMPLAMENTE DEBATIDO ACADEMICAMENTE, NÃO FORAM IDENTIFICADOS ESTUDOS ESPECÍFICOS VOLTADOS PARA AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO DT-E, DESTACANDO O VALOR E ORIGINALIDADE DO TEMA TRATADO. O ESCOPO DA PESQUISA SE RESTRINGE AOS ASPECTOS INERENTES AO CONTROLE DE PESO, SENDO DE SUMA IMPORTÂNCIA A AMPLIAÇÃO DOS ESTUDOS PARA AVALIAR A IMPLANTAÇÃO DO DT-E EM OUTROS PONTOS. COMO RESULTADO DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE A IMPLANTAÇÃO DO DT-E TRARÁ SIGNIFICATIVO IMPACTO POSITIVO NO CONTROLE DE PESO VEICULAR, SENDO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DAS OPERAÇÕES DE TRANSPORTE, POSSIBILITANDO À FISCALIZAÇÃO SABER O PESO E CONTEÚDO DO VEÍCULO MESMO ANTES DO INÍCIO DA VIAGEM. POR FIM, SUGERE-SE A AMPLIAÇÃO DO ESCOPO DO ESTUDO, PERMITINDO AVALIAR ASPECTOS GERAIS DE TRANSPORTE, TRÂNSITO E CRIMINAIS QUE O DT-E PROPICIARÁ.