ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76999 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 2293 "titulo" => "ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS" "resumo" => "MUITOS DE NOSSOS ESTUDANTES AO INICIAREM O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL, EM ESPECIAL OS POLIEDROS PLATÔNICOS, EM SUA MAIORIA APRESENTAM DIFICULDADES NA COMPREENSÃO E PRINCIPALMENTE NA VISUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PROPRIEDADES E RELAÇÕES PRESENTES NOS SÓLIDOS. ENTÃO QUE ALTERNATIVAS OS PROFESSORES PODERÃO UTILIZAR PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES? TENDO CONHECIMENTO DESTAS DIFICULDADES, PROCURAMOS BUSCAR ALTERNATIVAS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO, E DEPOIS DE ALGUMAS PESQUISAS REALIZADAS UMA DAS FERRAMENTAS ENCONTRADAS FOI O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS POLIEDROS DE PLATÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL AMPLIAR A PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA E MELHORAR A VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DOS SÓLIDOS ESTUDADOS. PARA ISSO, REALIZAMOS A APLICAÇÃO DE UM TESTE DIAGNÓSTICO ONDE PODEMOS AVALIAR INICIALMENTE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO DA ESCOLA MALAQUIAS CARDOSO ARAGÃO LOCALIZADA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE, E POSTERIORMENTE COM EMPREGO DOS MATERIAIS CONSTRUÍDOS PELOS MESMOS E COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR RELACIONANDO O CONTEÚDO TRABALHADO COM O MATERIAL DESENVOLVIDO. APÓS A INTERVENÇÃO FOI REAPLICADO O TESTE PARA VERIFICAR QUAIS OS CONHECIMENTOS FORAM ADQUIRIDOS PELOS ESTUDANTES. ONDE CONFIRMAMOS QUE AO TRABALHAR COM O MATERIAL CONCRETO, O MESMO POSSIBILITOU UM APROFUNDAMENTO NO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ELES PUDESSEM RESOLVER PROBLEMAS QUE OUTRORA NÃO HAVIAM CONSEGUIDO. SEM FALAR QUE O USO DO MATERIAL PROPORCIONOU DINAMISMO EM SALA DE AULA, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES POR SER UMA FORMA DIFERENCIADA DE METODOLOGIA APLICADA, ONDE PERMITIU QUE A APRENDIZAGEM FOSSE DIVERTIDA E LÚDICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "POLIEDROS PLATÔNICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, ENSINO-APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2293_13102021105621.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE SOARES" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "caarlloshenriquee23@gmail" "autor_ies" => "IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76999 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 2293 "titulo" => "ESTUDO DOS POLIEDROS PLATÔNICOS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS" "resumo" => "MUITOS DE NOSSOS ESTUDANTES AO INICIAREM O ESTUDO DA GEOMETRIA ESPACIAL, EM ESPECIAL OS POLIEDROS PLATÔNICOS, EM SUA MAIORIA APRESENTAM DIFICULDADES NA COMPREENSÃO E PRINCIPALMENTE NA VISUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS, PROPRIEDADES E RELAÇÕES PRESENTES NOS SÓLIDOS. ENTÃO QUE ALTERNATIVAS OS PROFESSORES PODERÃO UTILIZAR PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES? TENDO CONHECIMENTO DESTAS DIFICULDADES, PROCURAMOS BUSCAR ALTERNATIVAS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO, E DEPOIS DE ALGUMAS PESQUISAS REALIZADAS UMA DAS FERRAMENTAS ENCONTRADAS FOI O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAREM NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS POLIEDROS DE PLATÃO. TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL AMPLIAR A PERCEPÇÃO GEOMÉTRICA E MELHORAR A VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL DOS SÓLIDOS ESTUDADOS. PARA ISSO, REALIZAMOS A APLICAÇÃO DE UM TESTE DIAGNÓSTICO ONDE PODEMOS AVALIAR INICIALMENTE AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES DO 3º ANO DA ESCOLA MALAQUIAS CARDOSO ARAGÃO LOCALIZADA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE – PE, E POSTERIORMENTE COM EMPREGO DOS MATERIAIS CONSTRUÍDOS PELOS MESMOS E COM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR RELACIONANDO O CONTEÚDO TRABALHADO COM O MATERIAL DESENVOLVIDO. APÓS A INTERVENÇÃO FOI REAPLICADO O TESTE PARA VERIFICAR QUAIS OS CONHECIMENTOS FORAM ADQUIRIDOS PELOS ESTUDANTES. ONDE CONFIRMAMOS QUE AO TRABALHAR COM O MATERIAL CONCRETO, O MESMO POSSIBILITOU UM APROFUNDAMENTO NO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ELES PUDESSEM RESOLVER PROBLEMAS QUE OUTRORA NÃO HAVIAM CONSEGUIDO. SEM FALAR QUE O USO DO MATERIAL PROPORCIONOU DINAMISMO EM SALA DE AULA, CHAMANDO A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES POR SER UMA FORMA DIFERENCIADA DE METODOLOGIA APLICADA, ONDE PERMITIU QUE A APRENDIZAGEM FOSSE DIVERTIDA E LÚDICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "POLIEDROS PLATÔNICOS, MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS, ENSINO-APRENDIZAGEM., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2293_13102021105621.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS HENRIQUE SOARES" "autor_nome_curto" => "HENRIQUE" "autor_email" => "caarlloshenriquee23@gmail" "autor_ies" => "IFPE - INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }