A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 77089 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 2172 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO" "resumo" => "? COMUM ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => "MONITORIA, MECÂNICA DOS SOLOS, ENGENHARIA CIVIL, ENSINO NA ENGENHARIA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "62064d2220d2b_11022022084850.pdf" "created_at" => "2021-12-06 15:49:48" "updated_at" => "2022-02-11 09:48:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA NARA BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joana.narab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 77089 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 263 "inscrito_id" => 2172 "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO" "resumo" => "? COMUM ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa" "palavra_chave" => "MONITORIA, MECÂNICA DOS SOLOS, ENGENHARIA CIVIL, ENSINO NA ENGENHARIA," "idioma" => "Português" "arquivo" => "62064d2220d2b_11022022084850.pdf" "created_at" => "2021-12-06 15:49:48" "updated_at" => "2022-02-11 09:48:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA NARA BARRETO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joana.narab@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }