? COMUM ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE.