Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: MONITORIA, MECÂNICA DOS SOLOS, ENGENHARIA CIVIL, ENSINO NA ENGENHARIA, Pôster (PO) AT 06 - Engenharias  e Arquitetura : abordagens sobre Ensino e Pesquisa
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77089
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 2172
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "? COMUM  ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, MECÂNICA DOS SOLOS, ENGENHARIA CIVIL, ENSINO NA ENGENHARIA,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62064d2220d2b_11022022084850.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => "2022-02-11 09:48:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA NARA BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "joana.narab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77089
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 263
    "inscrito_id" => 2172
    "titulo" => "A RESSIGNIFICAÇÃO DA MONITORIA DE MECÂNICA DOS SOLOS I: ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "? COMUM  ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa"
    "palavra_chave" => "MONITORIA, MECÂNICA DOS SOLOS, ENGENHARIA CIVIL, ENSINO NA ENGENHARIA,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62064d2220d2b_11022022084850.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => "2022-02-11 09:48:50"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANA NARA BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOANA"
    "autor_email" => "joana.narab@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

? COMUM ACAD?MICOS QUE MANIFESTAM DIFICULDADES PARA ALCAN?AR OS OBJETIVOS REQUISITADOS NA MATRIZ CURRICULAR DE MEC?NICA DOS SOLOS. TENDO EM VISTA A IMPORT?NCIA DESTA DISCIPLINA E OS IMPACTOS DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19 NA EDUCA??O, ESTE ESTUDO OBJETIVA APRESENTAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA MONITORIA DE MEC?NICA DOS SOLOS I, REFERENTE AO SEMESTRE 2021.1 DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR? - CAMPUS RUSSAS, BEM COMO SUA RESSIGNIFICA??O FRENTE AO ATUAL CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, RESSALTANDO SUA IMPORT?NCIA ENQUANTO AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. APLICADAMENTE, ELA OCORREU DE FORMA REMOTA, DEDICANDO-SE 12H SEMANAIS PARA ATENDIMENTO DOS DISCENTES E EXECU??O DAS ATIVIDADES REPASSADAS PELA COORDENADORA. A COMUNICA??O SE DEU VIA APLICATIVO WHATSAPP, O QUE POSSIBILITOU O ENVIO DE TEXTOS, ?UDIOS, IMAGENS, V?DEOS, LINKS E DOCUMENTOS. VISANDO UMA NOVA FERRAMENTA ATENUADORA NA CONSOLIDA??O DOS CONTE?DOS VISTO A COMPLEXIDADE DA DISCIPLINA, HOUVE AINDA PELA PROFESSORA ORIENTADORA A INTRODU??O DE LISTAS DE EXERC?CIOS COM GABARITOS ELABORADOS PELA MONITORA. OUTROSSIM, FOI ELABORADO E DISPONIBILIZADO AOS DISCENTES, ATRAV?S DO GOOGLE FORMS, UM QUESTION?RIO ESTRUTURADO COM QUEST?ES OBJETIVAS, PARA SER RESPONDIDO DE FORMA VOLUNT?RIA. DO TOTAL DE DISCENTES MATRICULADOS NA DISCIPLINA, O QUESTION?RIO FOI RESPONDIDO POR 20 ALUNOS, CONSTITUINDO UMA FRA??O DE 77%. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUI-SE QUE O PROGRAMA DE INICIA??O ? DOC?NCIA ATUOU DE FORMA POSITIVA NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM. VALE RESSALTAR QUE SE DEVE BUSCAR A MELHORIA CONT?NUA PARA QUE OS DISCENTES, MESMO COM AS DIFICULDADES ADVINDAS DO ENSINO REMOTO, POSSUAM UM ESTUDO DE QUALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.