O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7688 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1710 "inscrito_id" => 33220 "titulo" => "O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA" "resumo" => "INTRODUÇÃO\t As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA\tFoi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, SAÚDE, FISIOTERAPIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_17_06_idinscrito_33220_d902480d3a19e2ee3d19bd79b3d364ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "EUJESSIKA" "autor_email" => "eujessika_my@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7688 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1710 "inscrito_id" => 33220 "titulo" => "O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO AO FISIOTERAPEUTA" "resumo" => "INTRODUÇÃO\t As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ocupam atualmente, na área da Informática na Saúde, uma grande relevância na aplicabilidade e atuação das condutas no campo da saúde, sendo perceptível a necessidade de uma exploração adequada, favorecendo o melhor ensino e abordagem pedagógica na formação de profissionais capazes de lidar com esse tipo de tecnologia.O uso das tecnologias no processo educativo é uma realidade irreversível, que nos obriga a repensar o método de ensino - aprendizagem tradicional, ampliando as possibilidades de comunicação e aquisição de informações A abordagem no ensino-aprendizagem utilizando a tecnologia possibilitará ao aluno e ao profissional fisioterapeuta a conhecer, compreender e refletir sobre a complexidade e a potencial utilização das ferramentas computacionais na estrutura, organização e funcionamento dos sistemas e serviços de saúde Atualmente, existem inúmeros softwares e tecnologias que auxiliam e aumentam a qualidade das atividades desenvolvidas por profissionais da saúde, tais como software, equipamentos para exames e centro cirúrgico, prontuário eletrônico, software para pesquisas etc. A inclusão dessas tecnologias de informação e comunicação agrega maiores competências ao profissional, promovendo a construção do conhecimento de forma mais dinâmica e interativa, aproximando o aluno do processo de ensino – aprendizagem. Portanto, o objetivo do presente trabalho é analisar as dimensões do uso da informática como ferramenta de aprendizado do fisioterapeuta.METODOLOGIA\tFoi realizado um levantamento bibliográfico acerca da temática abordada utilizando como descritores os termos: Informática em Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Foi consultado o banco de dados eletrônico Lilacs/SciELO e também livros que abordassem essa temática.RESULTADOSForam encontrados na literatura diversos trabalhos que ressaltam a importância da Informática em Saúde na construção de um novo conceito de ensino – aprendizado aos fisioterapeutas, como também, os auxiliando na tomada de decisão terapêutica.Com o avanço tecnológico, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam e apoiam a formação dos profissionais de fisioterapia ficou ainda mais evidente. Atualmente, existem softwares capazes de agregar uma maior competência à formação e aos serviços prestados pelo fisioterapeuta como: softwares para o ensino de anatomia e cinesiologia; para a avaliação da atividade reflexa em recém – nascidos; sistemas multimídia de apoio à realização de testes de força muscular; e sistemas de prontuário eletrônico, capazes de reunir informações necessárias para garantir a continuidade dos tratamentos prestados ao cliente/paciente.Todas essas tecnologias ressalvam a importância na aproximação do fisioterapeuta a esses conceitos, sendo uma necessidade frente ao cenário de profundas transformações que envolvem a sociedade moderna e campo da inovação tecnológica.CONCLUSÃOApesar dos inúmeros benefícios encontrados na literatura sobre o uso das tecnologias, como forma de estimular e facilitar ainda mais o processo de ensino – aprendizado, ainda existe a carência por parte desses profissionais em aderirem a esses novos conceitos.A utilização desses recursos pode aumentar a confiabilidade e qualidade da aprendizagem. No entanto, fazem-se necessários o incentivo e o desenvolvimento de mais softwares direcionados especificamente às áreas de conhecimento da fisioterapia, além da sensibilização das universidades para o uso crítico desses recursos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "INFORMÁTICA, SAÚDE, FISIOTERAPIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_08_2014_14_17_06_idinscrito_33220_d902480d3a19e2ee3d19bd79b3d364ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EUJESSIKA KATIELLY RODRIGUES SILVA" "autor_nome_curto" => "EUJESSIKA" "autor_email" => "eujessika_my@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }