Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 200
AVALIAÇÃO ESCOLAR: CONCEPÇÕES DOS EDUCANDOS SOBRE AVALIAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR MANUEL VIEIRA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A avaliação é um processo que bem utilizado facilita o processo de ensino aprendizagem. O professor-educador não pode desdenhar dessa nova realidade, sua busca por um ensinamento de qualidade deve ser para que o aluno sinta o despertar por uma aprendizagem significativa. A avaliação deve ser entendida como uma aliada do processo ensino-aprendizagem precisando haver uma desmistificação por parte dos alunos que a temem, não conseguindo visualizar o seu real objetivo. O processo de avaliação deve estar sempre presente, de maneira a contribuir para a explicitação das dificuldades do alunado buscando assim a revisão das metodologias utilizadas pelo professor. Este artigo buscou visualizar a aceitação e desempenho dos alunos frente à avaliação, buscando implantar uma mudança no seu comportamento tentando assim melhorar a sua aprendizagem. Foi aplicado questionários em três turmas do ensino médio em uma escola estadual na cidade de Patos - Paraíba. Os questionamentos tiveram o intuito de analisar, investigar e perceber dificuldades no que se refere às avaliações da disciplina Biologia. Os resultados revelaram que uma boa parcela dos alunos conseguem perceber o verdadeiro objetivo da avaliação, mas a visão de que tem como função atribuir nota, punir os alunos ainda é bastante presente na realidade escolar. Contudo, ficou claro que a percepção da busca de um conhecimento de qualidade, de bom emprego, uma boa qualidade de vida, passa por um processo de avaliação que seja bem estruturada, cumprindo sua real função, identificar pontos de dificuldades para assim promover uma ação efetiva e assegurar o ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.