PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7763 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 3297 "titulo" => "PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => "Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_12_23_04_idinscrito_3297_b2e968043941d53fe1d11620358fe3dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES" "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES" "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "IFRN/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7763 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 481 "inscrito_id" => 3297 "titulo" => "PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL: NARRATIVAS E (AUTO)BIOGRAFIAS COMO ABORDAGEM DE PESQUISA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "resumo" => "Neste estudo procuro mostrar os aspectos teóricos da pesquisa biográfica, buscando verificar o estado da arte sobre a temática na Educação Musical, principalmente na formação e atuação de professores de música. A coleta de dados, delimitou-se as publicações contidas na revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2004 a 2014. Os resultados encontrados são pesquisas referentes a formação de professores de música (BELLOCHIO, 2003; DEL BEN, 2003; DINIZ, JOLY, 2003; GROSSI, 2003; MATEIRO, 2003; VIEIRA, 2003; CERESER, 2004; FIGUEIREDO, 2004; MACHADO, 2004; MÜLLER, 2005; QUEIROZ, MARINHO, 2005; PENNA, 2007, 2008, 2010; LOURO, 2008; JARDIM, 2009; ALMEIDA, 2010; BASTIÃO, 2010; FERNANDES, 2012) que buscam refletir sobre a formação e atuação de professores e que apresentam uma valorização das experiências e vivências docentes, assim como a descoberta de saberes construídos durante a prática docente e os saberes experienciais(GROSSI, 2003; MACHADO, 2004; ALMEIDA, 2005; SPAVANELLO, BELLOCHIO, 2005; TOURINHO, 2006; PENNA, 2008; BASTIÃO, 2010), que se tornam referenciais para futuros professores e professoras de música em formação continuada na área da Educação Musical. O fio condutor que interliga esses estudos encontrados nas revistas da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) está diretamente ligado aos saberes experienciais, sob os quais o licenciando ou o professor está construindo sua identidade docente em seu cotidiano profissional ou para a profissão docente. Pode-se concluir que as narrativas e (auto)biografias contribuem para a reflexão e formação dos professores de música, tornando-se mais uma abordagem de pesquisa que favorece o desenvolvimento dos estudos em Educação Musical na atualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "palavra_chave" => "PESQUISA BIOGRÁFICA, NARRATIVAS DE FORMAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_12_23_04_idinscrito_3297_b2e968043941d53fe1d11620358fe3dd.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISLENE DE ARAÚJO ALVES" "autor_nome_curto" => "GISLENE ALVES" "autor_email" => "gislene.araujo@ifrn.edu.b" "autor_ies" => "IFRN/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }