O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7660 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 32599 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, IDOSOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_12_46_57_idinscrito_32599_d8aa565d309b2fed919b618e2eb7a01d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA MIRNAS DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertamirnas@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7660 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 32599 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE" "resumo" => "A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, IDOSOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_12_46_57_idinscrito_32599_d8aa565d309b2fed919b618e2eb7a01d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA MIRNAS DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertamirnas@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }