Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE

Palavra-chaves: TERCEIRA IDADE, IDOSOS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7660
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 32599
    "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, IDOSOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_12_46_57_idinscrito_32599_d8aa565d309b2fed919b618e2eb7a01d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA MIRNAS DE OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertamirnas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7660
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 550
    "inscrito_id" => 32599
    "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL NA TERCEIRA IDADE"
    "resumo" => "A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "TERCEIRA IDADE, IDOSOS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_08_2014_12_46_57_idinscrito_32599_d8aa565d309b2fed919b618e2eb7a01d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA MIRNAS DE OLIVEIRA GOMES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertamirnas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A partir da premissa de que atualmente na terceira idade o idoso é capaz de ter uma qualidade de vida bem melhor de que há décadas atrás, através de escolhas saudáveis que vão desde a alimentação ao lazer, perpassando pelo intelecto e a busca de novos conhecimentos, é que surge o interesse em analisar o processo de alfabetização daqueles que não tiveram a oportunidade de estudar no passado por diversos fatores, destaque maior para o trabalho e a necessidade do sustento familiar, como um instrumento de inclusão social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de campo, com a metodologia da história oral na qual escutamos as vozes de idosos que frequentam os cursos no Centro de Idosos Flor da Idade na cidade de Apodi/RN. Bem como, utilizamos como uma das ferramentas metodológicas um questionário, com a finalidade de colher dados e informações da vida dos idosos, buscando conhecer suas perspectivas, anseios e desejos. Aplicamos também essa metodologia à coordenadora da Instituição, com o intuito de conhecer a estrutura física, as atividades e as dificuldades enfrentadas pelo Centro de Idosos Flor da idade. Como base de aprofundamentos está às literaturas estudadas em sala de aula e a vivência dos idosos. Outros objetivos do mesmo foi conhecer como se dava a alfabetização dos idosos em décadas passadas e seu contexto social, salientando aspectos sociais, políticos e econômico; Os resultados apontam que o retorno aos bancos escolares além da apropriação da leitura e escrita, proporciona o aumento da autoestima, a sua autonomia, como sujeitos que atuam e contribuem para uma sociedade melhor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.