O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: IDAS E VINDA NA BUSCA DE UMA ESCOLA CIDADÃ
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7629 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 772 "titulo" => "O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: IDAS E VINDA NA BUSCA DE UMA ESCOLA CIDADÃ" "resumo" => "A complexidade com que se tenta situar a questão social ao envolver alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA no contexto educacional brasileiro predispõe interesses maiores, que envolve compromisso de oferecer um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos preparados para interagir com o mundo, moldando conceitos através dos princípios de cidadania, construindo o caráter social do ser enquanto individuo para adequa-lo conscientemente a condição de membro de um coletivo.Na Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino ligada a Paulo Freire e a sua proposta de educação libertadora, sobretudo, é preciso à compreensão de que os educandos vivenciam problemas de preconceito, discriminação, falta de aceitação, cansaço, dificuldades sociais, e outros, que muitas vezes dificultam o desenvolvimento dos conteúdos programados. Nestes termos, tal modalidade educativa nos levam a consolidação de uma nova leitura de mundo onde as vivências experimentadas pelo educador e educando, no caminho da cidadania ganham dimensões do real saber, confrontando saberes mútuos. O grande desafio é buscar respostas para quais princípios nos levam a cidadania, e que portanto estão presentes e são cultivadas no espaço escolar. Pensar de que forma a EJA possibilita a afirmação e, qual o caminho para a construção de direitos?Vivenciar experiências a partir do conhecimento dos direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal, fazendo valer a condição de cidadão brasileiro em seus vários aspectos, onde se enquadra, também, a questão educacional.A ideia é manter a escola muito mais próxima do seu público, reconhecendo a importância da educação no processo social e político do ser humano. O trabalho objetiva apresentar a proposta de palestras e aulas expositivas, efetivamente, em uma escola cidadã, uma escola que ressalte os seus valores e princípios, que estimule a cidadania e, acima de tudo, possa contribuir para a formação social do ser humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CIDADÃ, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_15_15_30_idinscrito_772_af597d6a71770f3a1a665e9e06c6f6c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAOLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "anapaolacg@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7629 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 772 "titulo" => "O MUNDO DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: IDAS E VINDA NA BUSCA DE UMA ESCOLA CIDADÃ" "resumo" => "A complexidade com que se tenta situar a questão social ao envolver alunos da Educação de Jovens e Adultos- EJA no contexto educacional brasileiro predispõe interesses maiores, que envolve compromisso de oferecer um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos preparados para interagir com o mundo, moldando conceitos através dos princípios de cidadania, construindo o caráter social do ser enquanto individuo para adequa-lo conscientemente a condição de membro de um coletivo.Na Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino ligada a Paulo Freire e a sua proposta de educação libertadora, sobretudo, é preciso à compreensão de que os educandos vivenciam problemas de preconceito, discriminação, falta de aceitação, cansaço, dificuldades sociais, e outros, que muitas vezes dificultam o desenvolvimento dos conteúdos programados. Nestes termos, tal modalidade educativa nos levam a consolidação de uma nova leitura de mundo onde as vivências experimentadas pelo educador e educando, no caminho da cidadania ganham dimensões do real saber, confrontando saberes mútuos. O grande desafio é buscar respostas para quais princípios nos levam a cidadania, e que portanto estão presentes e são cultivadas no espaço escolar. Pensar de que forma a EJA possibilita a afirmação e, qual o caminho para a construção de direitos?Vivenciar experiências a partir do conhecimento dos direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal, fazendo valer a condição de cidadão brasileiro em seus vários aspectos, onde se enquadra, também, a questão educacional.A ideia é manter a escola muito mais próxima do seu público, reconhecendo a importância da educação no processo social e político do ser humano. O trabalho objetiva apresentar a proposta de palestras e aulas expositivas, efetivamente, em uma escola cidadã, uma escola que ressalte os seus valores e princípios, que estimule a cidadania e, acima de tudo, possa contribuir para a formação social do ser humano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS E INTERCULTURALIDADE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CIDADÃ, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESPAÇO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_06_2014_15_15_30_idinscrito_772_af597d6a71770f3a1a665e9e06c6f6c6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAOLA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PAOLA" "autor_email" => "anapaolacg@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }