Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOMETRIA, CONCEITO DE ÂNGULO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazer estimativa da medida de ângulos; medir ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração de um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, uma ótima oportunidade de aprendizagem, percebendo o interesse dos alunos em aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.