APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA.
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6915 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1805 "titulo" => "APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazer estimativa da medida de ângulos; medir ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração de um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, uma ótima oportunidade de aprendizagem, percebendo o interesse dos alunos em aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, CONCEITO DE ÂNGULO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_20_22_01_idinscrito_1805_85a456ed28ef5864543ae6221d8955ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVELTON SERAFIM SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIVELTON" "autor_email" => "eliveltonuepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6915 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 504 "inscrito_id" => 1805 "titulo" => "APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ÂNGULO: UMA INTERVENÇÃO DA EQUIPE DO PIBIB-UEPB JUNTO À ESCOLA ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo relatar a elaboração e aplicação de um minicurso sobre o conceito de ângulo, sua medição e construção - elaborado a partir dos estudos realizados pela equipe do PIBID/UEPB de Campina Grande sobre os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem desse conceito, baseado em Ausubel (apud SOARES, 2009). O minicurso foi elaborado como um organizador prévio como sugerem Ausubel, Novak e Hanesian (1980, apud SOARES, 2009) para o conteúdo Gráfico de Setores e foi ministrado para duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma Escola Estadual de Campina Grande- PB. As questões propostas abordaram conhecimentos prévios que poderiam auxiliar os alunos na compreensão do conceito de ângulo como: giro, abertura, inclinação e noções de fração em um círculo. Para a elaboração das questões buscamos relacionar o conceito de ângulo com situações do cotidiano; fazer estimativa da medida de ângulos; medir ângulos utilizando o transferidor; construir ângulos, dividir um círculo em setores. Para nós bolsistas do PIBID a experiência de elaboração e aplicação do minicurso foi bastante enriquecedora. Percebemos que a elaboração de um bom planejamento para um minicurso é algo fascinante, pois temos o dever de nos pensar como o público alvo e analisar minuciosamente cada detalhe do projeto; para que na hora da aplicação não sejamos surpreendidos com imprevistos de difícil solução. Para alguns de nós foi o primeiro contato com a sala de aula, uma ótima oportunidade de aprendizagem, percebendo o interesse dos alunos em aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOMETRIA, CONCEITO DE ÂNGULO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_08_2014_20_22_01_idinscrito_1805_85a456ed28ef5864543ae6221d8955ef.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIVELTON SERAFIM SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIVELTON" "autor_email" => "eliveltonuepb@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }