REFLETINDO A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA BASE DE DADOS DA CAPES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7881 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1765 "titulo" => "REFLETINDO A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA BASE DE DADOS DA CAPES" "resumo" => "Na sociedade da informação as máquinas adquirem alto poder de processamento, as linguagens de programação cada vez mais se tornam populares, os avanços da ciência e tecnologia alcançam o espaço escolar, onde montar e programar robôs já são realidade. Neste sentido as possiblidades de utilização de novos recursos didáticos metodológicos são amplificadas com o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas amparadas pelo uso de tecnologias no dia a dia da sala de aula. No entanto, toda essa aceleração tecnológica e virtualização de saberes têm produzido novos significados nos processo de ensino e aprendizagem, inquietando pesquisadores que buscam compreender as transformações do universo escolar provenientes do impacto das tecnologias na educação. Na prática, a robótica educacional é uma área de produção de conhecimento essencialmente interdisciplinar, constituindo-se da interlocução entre disciplinas como a matemática, a engenharia, a computação, a educação, a psicologia, a medicina entre outros.É recente, no Brasil, pensar as possibilidades do robô no campo escolar e educacional. Trata-se de uma área ainda insipiente em termos de pesquisas nacionais, o que difere seu destaque acadêmico no âmbito internacional. O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de teses e dissertações veiculadas na base de dados da CAPES, entre os anos de 1998 à 2012, tendo como tema central a robótica educacional e o ensino da Matemática. Acreditamos que a reflexão do cenário acadêmico brasileiro pode contribuir de maneira significativa para compilação e análise de pesquisas, considerando as demandas educacionais contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_21_02_37_idinscrito_1765_c67b2ed72148ebfd2e02854a633d0ebf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7881 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 295 "inscrito_id" => 1765 "titulo" => "REFLETINDO A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA BASE DE DADOS DA CAPES" "resumo" => "Na sociedade da informação as máquinas adquirem alto poder de processamento, as linguagens de programação cada vez mais se tornam populares, os avanços da ciência e tecnologia alcançam o espaço escolar, onde montar e programar robôs já são realidade. Neste sentido as possiblidades de utilização de novos recursos didáticos metodológicos são amplificadas com o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas amparadas pelo uso de tecnologias no dia a dia da sala de aula. No entanto, toda essa aceleração tecnológica e virtualização de saberes têm produzido novos significados nos processo de ensino e aprendizagem, inquietando pesquisadores que buscam compreender as transformações do universo escolar provenientes do impacto das tecnologias na educação. Na prática, a robótica educacional é uma área de produção de conhecimento essencialmente interdisciplinar, constituindo-se da interlocução entre disciplinas como a matemática, a engenharia, a computação, a educação, a psicologia, a medicina entre outros.É recente, no Brasil, pensar as possibilidades do robô no campo escolar e educacional. Trata-se de uma área ainda insipiente em termos de pesquisas nacionais, o que difere seu destaque acadêmico no âmbito internacional. O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de teses e dissertações veiculadas na base de dados da CAPES, entre os anos de 1998 à 2012, tendo como tema central a robótica educacional e o ensino da Matemática. Acreditamos que a reflexão do cenário acadêmico brasileiro pode contribuir de maneira significativa para compilação e análise de pesquisas, considerando as demandas educacionais contemporâneas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTIFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_30_07_2014_21_02_37_idinscrito_1765_c67b2ed72148ebfd2e02854a633d0ebf.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDVANILSON" "autor_email" => "edvanilsom@gmail.com" "autor_ies" => "FIP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }