Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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REFLETINDO A PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA BASE DE DADOS DA CAPES

Palavra-chaves: ROBÓTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PRODUÇÃO CIENTIFICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Na sociedade da informação as máquinas adquirem alto poder de processamento, as linguagens de programação cada vez mais se tornam populares, os avanços da ciência e tecnologia alcançam o espaço escolar, onde montar e programar robôs já são realidade. Neste sentido as possiblidades de utilização de novos recursos didáticos metodológicos são amplificadas com o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas amparadas pelo uso de tecnologias no dia a dia da sala de aula. No entanto, toda essa aceleração tecnológica e virtualização de saberes têm produzido novos significados nos processo de ensino e aprendizagem, inquietando pesquisadores que buscam compreender as transformações do universo escolar provenientes do impacto das tecnologias na educação. Na prática, a robótica educacional é uma área de produção de conhecimento essencialmente interdisciplinar, constituindo-se da interlocução entre disciplinas como a matemática, a engenharia, a computação, a educação, a psicologia, a medicina entre outros.É recente, no Brasil, pensar as possibilidades do robô no campo escolar e educacional. Trata-se de uma área ainda insipiente em termos de pesquisas nacionais, o que difere seu destaque acadêmico no âmbito internacional. O presente artigo apresenta uma reflexão a partir de teses e dissertações veiculadas na base de dados da CAPES, entre os anos de 1998 à 2012, tendo como tema central a robótica educacional e o ensino da Matemática. Acreditamos que a reflexão do cenário acadêmico brasileiro pode contribuir de maneira significativa para compilação e análise de pesquisas, considerando as demandas educacionais contemporâneas.

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