O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7618 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1255 "inscrito_id" => 4715 "titulo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO" "resumo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹ Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras. Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público. Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_10_11_idinscrito_4715_000c0281f12bd64871ad7f0d8deb180d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISY VIVIAM RODRIGUES LACERDA" "autor_nome_curto" => "DEISY LACERDA" "autor_email" => "deisyhabacuc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7618 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1255 "inscrito_id" => 4715 "titulo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO" "resumo" => "O LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA INTERPRETAÇÃO Deisy Viviam Rodrigues LACERDA –deisyhabacuc@hotmail.com ¹ Dellys Vannessa Rodrigues SABINO –nessinhasabino@hotmail.com² Faculdades Integradas de Patos- FIP RESUMO O presente artigo se deteve em formular técnicas democráticas e representativas em que a leitura de textos e de mundo fossem desenvolvidas, a partir da análise textual e a recriação de determinadas fábula, para isso recorreu ao auxilio da ludicidade. O objeto é a leitura mediada aos alunos que apresentam dificuldades na interpretação devido ao baixo rendimento da leitura. Os objetivos foram: aperfeiçoar a leitura, discutir através de estágios expressivo/lúdico e proporcionar a representação de sentidos atribuídos pelas palavras. Entende-se por leitura não somente por decifrar símbolos gráficos, mas, essencialmente, a compreensão e a utilização da informação para o desenvolvimento do conhecimento e como prática social e socializadora. O público-alvo escolhido foi os alunos do 7° ano de uma instituição pública, localizada no interior do estado da Paraíba. Os estágios ocorreram em 10horas/aulas, sendo 2 horas para cada etapa e utilizaram-se as perspectivas de ensino construtivista e interacionista. Estes propuseram o método lúdico como prática eficiente para obter o aprimoramento da capacidade de interpretação e de leitura, que atualmente observa-se um déficit considerável por parte dos alunos. Utilizaram-se estratégias inovadoras em que a internet serviu de subsídio para desenvolver as atividades propostas, no intuito de relacionar palavra/sentido. As sequências didático-metodológicas, pensadas e elaboradas, obtiveram um resultado evolutivo, no que se refere ao cognitivo e à construção da representação criativa, fazendo com que as imagens produzidas facilitassem a interpretação das fábulas abordadas, obtendo sucesso ao término das etapas. Estas são apresentadas apenas como exemplos de estágios que podem ser seguidas por professores, de acordo com seu público. Palavras- chave: Leitura; Lúdico; Estratégias.¹ Graduada em Letras-Português e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP.² Graduada em Pedagogia e Pós Graduanda em Supervisão e Orientação Educacional, pela Instituição, Faculdades Integradas de Patos-FIP." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "LEITURA, LÚDICO, ESTRATÉGIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_10_11_idinscrito_4715_000c0281f12bd64871ad7f0d8deb180d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEISY VIVIAM RODRIGUES LACERDA" "autor_nome_curto" => "DEISY LACERDA" "autor_email" => "deisyhabacuc@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ- UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }