Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL

Palavra-chaves: ENSINO PRESENCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FLEXIBILIZAÇÃO Pôster (PO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6724
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1896
    "inscrito_id" => 33406
    "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL"
    "resumo" => "Introdução: A constante necessidade de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, atendendo às novas necessidades da sociedade, faz com que a educação presencial tradicional das escolas e universidades seja repensada. O uso de tecnologias na educação e como ela pode favorecer um melhor aproveitamento desse processo é um dos principais focos desse novo pensar. Um ponto importante para este debate é a flexibilização dos currículos dos cursos em virtude do surgimento da Educação a Distância (EaD) e de suas modalidades. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Objetivo: O objeto deste estudo é a modalidade híbrida, blended-learning ou semi-presencial, propondo a a Educação a Distância como apoio ao ensino presencial como meio de aprimorar a relação ensino e aprendizagem. O sistema híbrido resulta da integração de atividades online em cursos até então exclusivamente presenciais, flexibilizando o rígido currículo do curso presencial e aperfeiçoando a relação entre conteúdo e técnica de ensino, e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundada no levantamento de metodologias de melhor interação entre conteúdos e pessoas na plataforma, além de aspectos teóricos sobre a EaD e o ensino presencial, utilizando a documentação indireta como técnica de pesquisa. Resultados: Neste sentido, a partir deste levantamento, foi descartada a definição de EaD que se aproxima de uma educação moldada em um contexto industrial, mecânica e automatizada, mas que não atende às exigências de uma verdadeira educação: a formação completa do indivíduo, assim como as que individualizam os resultados do processo educacional, por não atender às necessidades desta nova sociedade: uma aprendizagem colaborativa. Assim, esta pesquisa parte do modelo de EaD proposto como um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos de aprendizagem. Conclusão: Através do uso desse sistema, de maneira integrada ao método tradicional de ensino, seria possível ampliar os métodos de ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno novas ferramentas de construção de conhecimento. Destarte, a educação acompanharia o avanço tecnológico e seria um instrumento mais preciso de produção de conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO PRESENCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FLEXIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_14_03_49_idinscrito_33406_c7533a730d429c2e39cd672dcead2dc5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAELLY STEFFNY DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAELLY SOUZA"
    "autor_email" => "maellyssouzas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6724
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1896
    "inscrito_id" => 33406
    "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL"
    "resumo" => "Introdução: A constante necessidade de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, atendendo às novas necessidades da sociedade, faz com que a educação presencial tradicional das escolas e universidades seja repensada. O uso de tecnologias na educação e como ela pode favorecer um melhor aproveitamento desse processo é um dos principais focos desse novo pensar. Um ponto importante para este debate é a flexibilização dos currículos dos cursos em virtude do surgimento da Educação a Distância (EaD) e de suas modalidades. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Objetivo: O objeto deste estudo é a modalidade híbrida, blended-learning ou semi-presencial, propondo a a Educação a Distância como apoio ao ensino presencial como meio de aprimorar a relação ensino e aprendizagem. O sistema híbrido resulta da integração de atividades online em cursos até então exclusivamente presenciais, flexibilizando o rígido currículo do curso presencial e aperfeiçoando a relação entre conteúdo e técnica de ensino, e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundada no levantamento de metodologias de melhor interação entre conteúdos e pessoas na plataforma, além de aspectos teóricos sobre a EaD e o ensino presencial, utilizando a documentação indireta como técnica de pesquisa. Resultados: Neste sentido, a partir deste levantamento, foi descartada a definição de EaD que se aproxima de uma educação moldada em um contexto industrial, mecânica e automatizada, mas que não atende às exigências de uma verdadeira educação: a formação completa do indivíduo, assim como as que individualizam os resultados do processo educacional, por não atender às necessidades desta nova sociedade: uma aprendizagem colaborativa. Assim, esta pesquisa parte do modelo de EaD proposto como um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos de aprendizagem. Conclusão: Através do uso desse sistema, de maneira integrada ao método tradicional de ensino, seria possível ampliar os métodos de ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno novas ferramentas de construção de conhecimento. Destarte, a educação acompanharia o avanço tecnológico e seria um instrumento mais preciso de produção de conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "ENSINO PRESENCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FLEXIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_14_03_49_idinscrito_33406_c7533a730d429c2e39cd672dcead2dc5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAELLY STEFFNY DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAELLY SOUZA"
    "autor_email" => "maellyssouzas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Introdução: A constante necessidade de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, atendendo às novas necessidades da sociedade, faz com que a educação presencial tradicional das escolas e universidades seja repensada. O uso de tecnologias na educação e como ela pode favorecer um melhor aproveitamento desse processo é um dos principais focos desse novo pensar. Um ponto importante para este debate é a flexibilização dos currículos dos cursos em virtude do surgimento da Educação a Distância (EaD) e de suas modalidades. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Objetivo: O objeto deste estudo é a modalidade híbrida, blended-learning ou semi-presencial, propondo a a Educação a Distância como apoio ao ensino presencial como meio de aprimorar a relação ensino e aprendizagem. O sistema híbrido resulta da integração de atividades online em cursos até então exclusivamente presenciais, flexibilizando o rígido currículo do curso presencial e aperfeiçoando a relação entre conteúdo e técnica de ensino, e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundada no levantamento de metodologias de melhor interação entre conteúdos e pessoas na plataforma, além de aspectos teóricos sobre a EaD e o ensino presencial, utilizando a documentação indireta como técnica de pesquisa. Resultados: Neste sentido, a partir deste levantamento, foi descartada a definição de EaD que se aproxima de uma educação moldada em um contexto industrial, mecânica e automatizada, mas que não atende às exigências de uma verdadeira educação: a formação completa do indivíduo, assim como as que individualizam os resultados do processo educacional, por não atender às necessidades desta nova sociedade: uma aprendizagem colaborativa. Assim, esta pesquisa parte do modelo de EaD proposto como um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos de aprendizagem. Conclusão: Através do uso desse sistema, de maneira integrada ao método tradicional de ensino, seria possível ampliar os métodos de ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno novas ferramentas de construção de conhecimento. Destarte, a educação acompanharia o avanço tecnológico e seria um instrumento mais preciso de produção de conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.