A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6724 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1896 "inscrito_id" => 33406 "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL" "resumo" => "Introdução: A constante necessidade de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, atendendo às novas necessidades da sociedade, faz com que a educação presencial tradicional das escolas e universidades seja repensada. O uso de tecnologias na educação e como ela pode favorecer um melhor aproveitamento desse processo é um dos principais focos desse novo pensar. Um ponto importante para este debate é a flexibilização dos currículos dos cursos em virtude do surgimento da Educação a Distância (EaD) e de suas modalidades. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Objetivo: O objeto deste estudo é a modalidade híbrida, blended-learning ou semi-presencial, propondo a a Educação a Distância como apoio ao ensino presencial como meio de aprimorar a relação ensino e aprendizagem. O sistema híbrido resulta da integração de atividades online em cursos até então exclusivamente presenciais, flexibilizando o rígido currículo do curso presencial e aperfeiçoando a relação entre conteúdo e técnica de ensino, e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundada no levantamento de metodologias de melhor interação entre conteúdos e pessoas na plataforma, além de aspectos teóricos sobre a EaD e o ensino presencial, utilizando a documentação indireta como técnica de pesquisa. Resultados: Neste sentido, a partir deste levantamento, foi descartada a definição de EaD que se aproxima de uma educação moldada em um contexto industrial, mecânica e automatizada, mas que não atende às exigências de uma verdadeira educação: a formação completa do indivíduo, assim como as que individualizam os resultados do processo educacional, por não atender às necessidades desta nova sociedade: uma aprendizagem colaborativa. Assim, esta pesquisa parte do modelo de EaD proposto como um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos de aprendizagem. Conclusão: Através do uso desse sistema, de maneira integrada ao método tradicional de ensino, seria possível ampliar os métodos de ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno novas ferramentas de construção de conhecimento. Destarte, a educação acompanharia o avanço tecnológico e seria um instrumento mais preciso de produção de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO PRESENCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FLEXIBILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_14_03_49_idinscrito_33406_c7533a730d429c2e39cd672dcead2dc5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAELLY STEFFNY DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAELLY SOUZA" "autor_email" => "maellyssouzas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6724 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1896 "inscrito_id" => 33406 "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO PRESENCIAL" "resumo" => "Introdução: A constante necessidade de aprimorar o processo de ensino e de aprendizagem, atendendo às novas necessidades da sociedade, faz com que a educação presencial tradicional das escolas e universidades seja repensada. O uso de tecnologias na educação e como ela pode favorecer um melhor aproveitamento desse processo é um dos principais focos desse novo pensar. Um ponto importante para este debate é a flexibilização dos currículos dos cursos em virtude do surgimento da Educação a Distância (EaD) e de suas modalidades. A Educação a Distância é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Objetivo: O objeto deste estudo é a modalidade híbrida, blended-learning ou semi-presencial, propondo a a Educação a Distância como apoio ao ensino presencial como meio de aprimorar a relação ensino e aprendizagem. O sistema híbrido resulta da integração de atividades online em cursos até então exclusivamente presenciais, flexibilizando o rígido currículo do curso presencial e aperfeiçoando a relação entre conteúdo e técnica de ensino, e, consequentemente, favorecendo a aprendizagem. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, fundada no levantamento de metodologias de melhor interação entre conteúdos e pessoas na plataforma, além de aspectos teóricos sobre a EaD e o ensino presencial, utilizando a documentação indireta como técnica de pesquisa. Resultados: Neste sentido, a partir deste levantamento, foi descartada a definição de EaD que se aproxima de uma educação moldada em um contexto industrial, mecânica e automatizada, mas que não atende às exigências de uma verdadeira educação: a formação completa do indivíduo, assim como as que individualizam os resultados do processo educacional, por não atender às necessidades desta nova sociedade: uma aprendizagem colaborativa. Assim, esta pesquisa parte do modelo de EaD proposto como um modo não contíguo de transmissão entre professor e conteúdos do ensino e aprendente e conteúdos de aprendizagem. Conclusão: Através do uso desse sistema, de maneira integrada ao método tradicional de ensino, seria possível ampliar os métodos de ensino-aprendizagem e proporcionar ao aluno novas ferramentas de construção de conhecimento. Destarte, a educação acompanharia o avanço tecnológico e seria um instrumento mais preciso de produção de conhecimento." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL" "palavra_chave" => "ENSINO PRESENCIAL, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, FLEXIBILIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_15_08_2014_14_03_49_idinscrito_33406_c7533a730d429c2e39cd672dcead2dc5.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAELLY STEFFNY DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAELLY SOUZA" "autor_email" => "maellyssouzas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }