O ENSINO LÚDICO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHANDO COM FIGURAS GEOMÉTRICAS EM DOBRADURAS DE ORIGAMI
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Trata-se de uma pesquisa de campo com foco qualitativo que foi realizada na Escola Estadual Papa Paulo VI, na cidade de João Pessoa – PB, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado como instrumentos a observação participante, conversas informais e aplicação da técnica lúdica de dobraduras de origami. As análises da pesquisa foram realizadas a partir do diálogo entre os dados coletados e as contribuições teóricas de Malba Tahan (1895 – 1974) escritor e matemático brasileiro, que ampliou o ensino da matemática pela visão da educação inclusiva, realizada a partir de jogos, de desafios, permitindo uma aprendizagem solidária, através da participação de grupos de alunos. Os resultados apontam que a utilização de dobraduras de origami é uma atividade que estimula a aprendizagem e o gosto por conteúdos matemáticos. Durante a atividade os jovens ao interagirem com as dobraduras em origami, criando os sólidos geométricos com as próprias mãos, desenvolvem o raciocínio lógico-matemático de uma forma lúdica e prazerosa tendo grande relevância nos conteúdos abordados. Os alunos perceberam que é possível aprender Matemática de forma lúdica, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e inventividade no ensino da Matemática. Desta forma, as atividades tornam-se mais descontraídas, fugindo dos padrões clássicos tradicionais do ensino da matemática. 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