ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7212 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 32370 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO" "resumo" => "Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CONTEÚDOS, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_44_47_idinscrito_32370_4d9cedb092e511fc27a73fa8d9d72bc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS" "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7212 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 959 "inscrito_id" => 32370 "titulo" => "ENSINO DE BIOLOGIA: RELAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO" "resumo" => "Percebe-se que as pesquisas sobre ensino de Biologia vem ganhando espaço a cada dia, portanto, justifica-se a problemática discutida nesse artigo o fato de a pesquisadora ser Licenciada em Ciências Biológicas e aprofundar suas investigações nessa área. Ressalta aqui que os resultados apresentados nesse trabalho é parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. O presente artigo objetiva perceber como os professores de Biologia de duas escolas, uma estadual e uma federal, relacionam os conteúdos com o cotidiano dos alunos, pois sabe-se que a Biologia é uma disciplina bastante presente na vida humana. A pesquisa é descritiva de natureza qualitativa, utilizou-se como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada e a observação livre, para analisar os dados coletados trabalhou-se com análise de conteúdo. O estudo foi realizado em duas escolas que oferecem o Ensino Médio, sendo que uma pertence à Rede Pública Estadual de Ensino e a outra, à Rede Pública Federal de Ensino da cidade de Bom Jesus, Estado do Piauí. Adotamos alguns critérios para selecionar nossas escolas-campo: a) funcionar os três turnos; b) possuir maior e melhor estrutura de funcionamento, tanto em aspecto físico quanto em quadro de alunos e professores e c) possuir maior número de professores de Biologia. Assim, as instituições que contemplaram as nossas exigências foram o CEMTI - Franklin Dória (estadual) e o Colégio Agrícola de Bom Jesus (federal), satisfazendo o nosso campo de pesquisa propriamente dito. Os resultados obtidos na investigação revelaram que a maneira mais fácil e prudente que os professores acreditam ser possível estabelecer essa relação seja através de exemplos, o que algumas vezes deixa a desejar, pois alguns assuntos não permitem que sejam levantados exemplos do cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA" "palavra_chave" => "BIOLOGIA, CONTEÚDOS, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_44_47_idinscrito_32370_4d9cedb092e511fc27a73fa8d9d72bc7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANNA SANTOS DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "WANNA SANTOS" "autor_email" => "wannasantos@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }