O PRESENTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SE PROPÕE A PROBLEMATIZAR ALGUNS ASPECTOS DA CONDIÇÃO DE PROVÁVEL EGRESSO DE UMA LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA FORNECIDA POR INTERMÉDIO DE UM EDITAL ORGANIZADO PELA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB). A IMPLEMENTAÇÃO DESSA GRADUAÇÃO COINCIDIU COM AS MUDANÇAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS RELATIVAS TANTO A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, QUANTO À IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA BASE CURRICULAR NO PAÍS. NOSSO OBJETIVO FOI DE EVIDENCIAR TENSÕES, IMPASSES E DESCOMPASSOS ENTRE ESSA FORMAÇÃO INICIAL NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E SUAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE. O TRABALHO INCLUI UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, PRINCIPALMENTE NA LEGISLAÇÃO E ATOS NORMATIVOS REFERENTES A FORMAÇÃO DOCENTE E AO CURRÍCULO. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, QUE NOS APOIARÁ NA DISCUSSÃO INTERSECCIONAL ENTRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO DOCENTE E CURRÍCULO, NOS APOIAREMOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIFF E LEVASSEUR (2011), ARROYO (2013), TARDIF (2014), TARDIF E LESSARD (2014).