AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS.
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75679 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS." "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS RELEVANTES NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, MEIO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID858_30032021005750.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "francisca.mariabez@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75679 "edicao_id" => 163 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 858 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA PARA O NÍVEL MÉDIO: A TEORIA E A PRÁTICA COMO FERRAMENTAS DE REFLEXÃO ACERCA DA REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS." "resumo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO APRESENTA-SE COMO UMA DISCIPLINA MAIS DO QUE NECESSÁRIA NO CURRÍCULO ESCOLAR, POR EXPRESSAR O ESFORÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO EM UM INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE LUTA CONTRA HEGEMONIAS POLÍTICAS E CULTURAIS, OU SEJA, O ENSINO E SOCIOLOGIA. ASSIM, O TRABALHO AQUI DESCRITO TEM COMO OBJETIVOS: CONSTRUIR O CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO DOS ALUNOS DE NÍVEL MÉDIO E ASSOCIAR OS CONHECIMENTOS TEÓRICOS DE SOCIOLOGIA A SEREM TRABALHADOS NO ENSINO MÉDIO, COM A REALIDADE SOCIAL DOS ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA, COMO FORMA DE AJUDAR OS JOVENS NO SEU PROTAGONISMO E NA SUA CRITICIDADE.TEMOS COMO APOIO TEÓRICO AS REFLEXÕES DE CASTRO (2005), E LOPES (2016) QUE DESTACAM EM SEUS ESCRITOS, OS PROCESSOS DE AMBIENTALIZAÇÃO DE CONFLITOS E DILEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL, BEM COMO DE CONFLITOS SOCIAIS VIVENCIADOS POR JOVENS, NUMA PERSPECTIVA SOCIAL. ALÉM DE BECK (2010) QUE DESTACA O PAPEL DA SOCIEDADE DE RISCO, RUMO À OUTRA MODERNIDADE. A METODOLOGIA APLICADA INICIALMENTE FOI A PESQUISA QUALITATIVA, APLICADA AOS ALUNOS DE SEIS TURMAS DE 3° ANO, DO ENSINO MÉDIO, DOS TRÊS TURNOS DO COLÉGIO ESTADUAL REGINA PACIS, NA CIDADE DE CRATEÚS – CEARÁ. O FORMATO DA PESQUISA SE DEU POR QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO POR CAUSA DA EPIDEMIA DA COVID -19. OS DADOS INICIAIS DA PESQUISA NOS LEVARAM A ALGUMAS REFLEXÕES. A PRIMEIRA DELAS É QUE OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO GOSTAM DE ESTUDAR SOCIOLOGIA PORQUE VÊM NESSA DISCIPLINA UMA FERRAMENTA QUE DÁ ESPAÇO PARA AS VÁRIAS INTERPRETAÇÕES DA REALIDADE E COM ISSO, DESCOBRIR AS QUESTÕES RELEVANTES, NO SEU ENTORNO SOCIAL E COM ISSO CONSTRUIR SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO DOS DIFERENTES ELEMENTOS QUE COMPÕEM E ESTRUTURAM SEU COTIDIANO. A SEGUNDA É QUE A MAIORIA DOS ENTREVISTADOS, CERCA DE 80% DOS PESQUISADOS ACREDITA QUE ATRAVÉS DOS CONTEÚDOS DE SOCIOLOGIA PODEM EXPLORAR SITUAÇÕES CAPAZES DE FAZER COM QUE ELES CONSIGAM DESENVOLVER A AUTONOMIA INTELECTUAL E O PROTAGONIZAR AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS CIÊNCIAS SOCIAIS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS DESTACAMOS O FATO DE QUE O CONHECIMENTO DOS AUTORES CLÁSSICOS E CONTEMPORÂNEOS DA SOCIOLOGIA PODE SER ALIADO AOS CONHECIMENTOS DOS JOVENS TRAZIDOS PARA A ESCOLA, OU ADQUIRIDOS NESSE ESPAÇO DURANTE OS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO, DESPERTANDO NOS ESTUDANTES A CURIOSIDADE E O ENTENDIMENTO DE TEMAS RELEVANTES NO SEU MEIO SOCIAL QUE SÃO TRAZIDOS À SALA DE AULA PELO CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Pôster" "palavra_chave" => "SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, MEIO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID858_30032021005750.pdf" "created_at" => "2021-07-19 10:18:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MARIA BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "francisca.mariabez@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-eneseb" "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }